A desigualdade é um problema presente em todos os países do mundo, tanto desenvolvidos quanto subdesenvolvidos. A distribuição de renda e o preconceito são fatores gritantes para que o abismo social apenas aumente. As desigualdades econômicas e étnico-religiosas são as mais vistas no cotidiano de toda a população.
As disparidades entre o modo de vida de um rico e de um pobre são enormes. As experiências vivenciadas são bem mais agradáveis para uma pessoa de classe alta, que não precisa realmente se preocupar com as despesas a serem pagas, do que para alguém de classe baixa, que necessita de cada centavo que conquistou com sua jornada de trabalho. A educação faz toda a diferença nesse quesito, já que quem possui instrução terá melhores chances no mercado de trabalho e por consequência garantirá mais lucros ao fim do mês.
Em países com religião oficial é possível notar que os adeptos de religiões, que não a oficial, passam por um processo de discriminação e possuem diversas restrições perante a sociedade. Quanto à etnia pode-se dizer que alguns povos se consideram superiores aos demais e impõe sua doutrina e suas regras, se enchendo de privilégios, como foi na colonização americana e africana, que até hoje têm fortes traços da imposição europeia.
Para amenizar as injustiças que certos grupos sociais vivem é necessária a conscientização global de que todos têm os mesmos direitos. A política de redistribuição de renda é uma solução mais radical, já que implica na cobrança de impostos aos ricos proporcionais a seus ganhos. O acesso à educação e saúde de qualidade também é um recurso que trará frutos em longo prazo.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, com raciocínio bem elaborado e crítico. No entanto, há elementos da coletânea que poderiam ter sido melhor explorados para ilustrar o problema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |