Nos últimos dois meses um dos assuntos mais comentados nos noticiários e internet são os rolezinhos, um fenômeno que reuni reúne jovens da periferia, em shoppings centers de todo o país. Esses eventos são organizados via ``facebook``. (,) E (,) teoricamente (,) o objetivo seria protestar**.
Mas, como já dizia um filósofo***, um grupo de pessoas tem grande influencia sobre um individuo. Sendo assim, alguns que vão apenas para atrapalhar os comerciantes acabam influenciando outros. Que (,) por sua vez, quebram vidros de vitrines e roubam produtos.
Muitos dizem que seria discriminação proibir a entrada desses grupos nos shoppings, que afinal são lugares abertos ao público. Mas, a partir do momento que começam a atrapalhar o horário de lazer de outras pessoas e dar prejuízo para os comerciantes(,) eles não têm mais o direito de se sentirem discriminados. Mas os poucos que querem realmente justiça não podem ser punidos pelas ações erradas dos outros. Então(,) eles poderiam doar sangue, seria uma boa forma de mostrar que são iguais, ajudar outras pessoas, e demonstrar respeito ao próximo.****
Nos últimos tempos estão surgindo muitos jovens querendo mudar o Brasil, mas estão tentando fazer isso da maneira errada. Se eles querem ser lembrados pra sempre por ter feito algo importante na vida, não é necessário mudar uma nação. Um pouquinho ao redor já é o suficente. Cada um fazendo a sua parte seria um ótimo começo para mudar o país.
Comentários do corretor
*Não se usa ponto final em título.
** Não é isso que argumentam os próprios organizadores dos rolezinhos. Leia a coletânea com atenção.
*** Qual? Se não for citar o nome, melhor nem citar que essa fala é de algum filósofo.
**** Se a intenção dos rolezinhos, de acordo com os próprios organizadores, é de diversão, qual é a relação do movimento com doação de sangue? Elabore melhor o argumento.
Alguns argumentos do texto não foram devidamente elaborados, deixando a ideia aparentemente sem coerência. Também é notável que não houve uma leitura atenta da coletânea ou uma pesquisa prévia sobre o assunto, de acordo com afirmações feitas no texto que não procedem. Leia sobre o assunto e reflita a respeito antes de escrever o texto.
Gramaticalmente, é preciso atenção para a pontuação e a grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |