Atualmente o que se faz quando se deseja reunir e mobilizar um grande grupo de pessoas, promover eventos e divulgar notícias? Logo se pensa em Internet e nas mídias sociais, famosas pela rapidez e flexibilidade da informação. Recentemente o que chamou atenção do público foi a mobilização e reunião de jovens das periferias, marcadas através de redes sociais, em Shopping Centers, afim de trocarem experiências, conhecer pessoalmente outras culturas, paqueras e diversão.
A integração social entre os pólos urbanos e da periferia ainda está longe de manter um relacionamento estável e de igualdade. Buscando chamar atenção do problema social vivido no país(,) jovens da periferia de São Paulo resolveram realizar, nos grandes centros de venda, um novo movimento conhecido como “rolezinhos” , no qual o objetivo maior é promover o lazer e a troca de experiência entre a camada jovem.
O movimento tem provocado divergências de opiniões na sociedade brasileira, devido aos acontecimentos recentes como vandalismo, roubos, tumultos e furtos . A associação dos lojistas está apreensiva e alertando aos donos das lojas para aumentar a segurança privada dos estabelecimentos, além de orientar a não abrir as portas dos shoppings nos dias marcados para realização do evento.
Segundo a justiça brasileira o ato não é ilegal, no entanto,as práticas importunas inoportunas de alguns vândalos inseridos na aglomeração, é são motivo para intervenção da segurança pública, para a manutenção da ordem e do comprometimento com bem estar social da coletividade.
A falta de lazer é um problema social visivelmente degradante no Brasil, com isso não basta proibir ou limitar essa atividade alternativa de diversão, mas organizar de maneira segura em praças, estacionamentos ou parques, com apoio da segurança pública, conforme ressalta nossa Constituição Federal de 1988 “todos podemos nos reunir pacificamente em locais públicos, sem armas e drogas”.
Comentários do corretor
Atenção para a grafia correta das palavras e à pontuação do texto.
A redação explora o tema proposto, porém de forma superficial. Leia mais sobre o tema antes de escrever a respeito e faça um desenvolvimento abrangente antes de chegar à conclusão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |