SIM OU NÃO PARA BELO MONTE? - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 24/12/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE


A CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE É UM DOS TEMAS ATUAIS MAIS POLÊMICOS. TAL ASSUNTO REMETE [nos remete a ] DÚVIDAS E NOS FAZ REFLETIR: COMO CONCILIAR  DESENVOLVIMENTO COM PRESERVAÇÃO?
UM DOS TÓPICOS MAIS TRATADOS SÃO OS IMPACTOS SOBRE A FAUNA E A FLORA, PROBLEMA QUE DEVE  SE REFLETIR TANTO NA VIDA DOS RIBEIRINHOS, QUANTO [ribeirinhos quanto] NA DOS INDÍGENAS QUE PRECISAM DESSE ESPAÇO PARA SOBREVIVER. É FATO QUE O PROCESSO MIGRATÓRIO PARA ESSA REGIÃO AUMENTARÁ, E COM ISSO OS PROJETOS POLÍTICOS DE INFRAESTRUTURA TEM [têm] DE SER RIGOROSAMENTE COBRADOS. FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA, COMO EÓLICA E SOLAR, SÃO MUITO CITADAS PARA A SUBSTITUIÇÃO DAS HIDRELÉTRICAS, PORÉM ELAS SÃO CARÍSSIMAS.
POR OUTRO LADO, TENDO EM VISTA QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA AUMENTARÁ SIGNIFICATIVAMENTE NOS PRÓXIMOS OITO ANOS, A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA É INEVITÁVEL. SABEMOS TAMBÉM QUE BELO MONTE IRÁ GERAR MUITOS EMPREGOS; TANTO DE FORMA DIRETA, QUANTO INDIRETA [empregos, tanto de forma direta quanto indireta], E QUE  A MESMA [usina]TAMBÉM PROPORCIONARÁ UM GRANDE ENRIQUECIMENTO ÀS CIDADES VIZINHAS, E UMA NOTÁVEL CONTRIBUIÇÃO NO PIB NACIONAL.
DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, É PRECISO ENTENDER QUE OS INDÍGENAS E OS RIBEIRINHOS PRECISAM DE UM LUGAR PARA VIVER E DE ALGUMA FONTE DE RENDA, E QUE A MÃO-DE-OBRA UTILIZADA EM TAL CONSTRUÇÃO, NECESSITA [construção necessita]DE INFRAESTRUTURA. ENFIM, PRECISAMOS SER REALISTAS, NÃO HÁ AÇÃO HUMANA QUE NÃO DEGRADE O MEIO AMBIENTE, PORÉM PARA UM PAÍS CONSCIENTE, CRESCIMENTO TEM LIMITES E MEIO AMBIENTE (É O QUE GARANTE A NOSSA EXISTÊNCIA), VEM [existência vem] EM PRIMEIRO LUGAR.

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou o tema proposto, porém sua linha argumentativa é inconclusiva. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea e mobilize argumentos bem fundamentados que defendam uma posição definida sobre a questão. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Não basta afirmar,é preciso realizar uma análise bem fundamentada da questão.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente