A CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE É UM DOS TEMAS ATUAIS MAIS POLÊMICOS. TAL ASSUNTO REMETE [nos remete a ] DÚVIDAS E NOS FAZ REFLETIR: COMO CONCILIAR DESENVOLVIMENTO COM PRESERVAÇÃO?
UM DOS TÓPICOS MAIS TRATADOS SÃO OS IMPACTOS SOBRE A FAUNA E A FLORA, PROBLEMA QUE DEVE SE REFLETIR TANTO NA VIDA DOS RIBEIRINHOS, QUANTO [ribeirinhos quanto] NA DOS INDÍGENAS QUE PRECISAM DESSE ESPAÇO PARA SOBREVIVER. É FATO QUE O PROCESSO MIGRATÓRIO PARA ESSA REGIÃO AUMENTARÁ, E COM ISSO OS PROJETOS POLÍTICOS DE INFRAESTRUTURA TEM [têm] DE SER RIGOROSAMENTE COBRADOS. FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA, COMO EÓLICA E SOLAR, SÃO MUITO CITADAS PARA A SUBSTITUIÇÃO DAS HIDRELÉTRICAS, PORÉM ELAS SÃO CARÍSSIMAS.
POR OUTRO LADO, TENDO EM VISTA QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA AUMENTARÁ SIGNIFICATIVAMENTE NOS PRÓXIMOS OITO ANOS, A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA É INEVITÁVEL. SABEMOS TAMBÉM QUE BELO MONTE IRÁ GERAR MUITOS EMPREGOS; TANTO DE FORMA DIRETA, QUANTO INDIRETA [empregos, tanto de forma direta quanto indireta], E QUE A MESMA [usina]TAMBÉM PROPORCIONARÁ UM GRANDE ENRIQUECIMENTO ÀS CIDADES VIZINHAS, E UMA NOTÁVEL CONTRIBUIÇÃO NO PIB NACIONAL.
DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, É PRECISO ENTENDER QUE OS INDÍGENAS E OS RIBEIRINHOS PRECISAM DE UM LUGAR PARA VIVER E DE ALGUMA FONTE DE RENDA, E QUE A MÃO-DE-OBRA UTILIZADA EM TAL CONSTRUÇÃO, NECESSITA [construção necessita]DE INFRAESTRUTURA. ENFIM, PRECISAMOS SER REALISTAS, NÃO HÁ AÇÃO HUMANA QUE NÃO DEGRADE O MEIO AMBIENTE, PORÉM PARA UM PAÍS CONSCIENTE, CRESCIMENTO TEM LIMITES E MEIO AMBIENTE (É O QUE GARANTE A NOSSA EXISTÊNCIA), VEM [existência vem] EM PRIMEIRO LUGAR.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema proposto, porém sua linha argumentativa é inconclusiva. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea e mobilize argumentos bem fundamentados que defendam uma posição definida sobre a questão. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Não basta afirmar,é preciso realizar uma análise bem fundamentada da questão.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |