A contradição - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 24/12/2012

Status:

Corrigida
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             O projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte foi proposto em 1975, durante o governo de Ernesto Geisel. Desde a década de 1980, ambientalistas e indígenas batem de frente com empreiteiros e governo federal, quando o assunto é o destino de parte das águas do Rio Xingu, no estado do Pará.
             Em julho de 2011, finalmente iniciou-se [se iniciou] a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. O objetivo é a geração de mais energia elétrica, a baixo custo, já que a usina terá grande aproveitamento. Entretanto, os impactos socioambientais são tantos que não compensam a realização do projeto.
            O alagamento será equivalente a um terço da cidade de São Paulo, provocando o desmatamento e afogamento de muita vegetação, com liberação de gás carbônico. Além disso, os ruídos da construção [,] estresse e migração dos animais, proporcionando grande desequilíbrio nos ecossistemas.
            Do ponto de vista social, há, principalmente, a questão dos indígenas ameaçados: cerca de mil índios serão afetados, pois a vazão do rio diminuirá e eles sairão da sua terra para dar espaço à usina. Tal interferência causará mudanças em demasia na vida desses índios, tendo em vista o caráter sagrado que a terra tem para eles.
            Ademais, cerca de cem mil pessoas chegarão ao local, causando um inchaço populacional na região, sem infraestrutura para receber esse contingente. Outro ponto social carente de atenção é o deslocamento a ser realizado por cerca de seis mil famílias, que receberão um subsídio ínfimo para a mudança.
            O aproveitamento de construção dessa hidrelétrica é provisório, pois causa um breve desenvolvimento e grandes prejuízos, principalmente no segmento ambiental. O Brasil tem grande potencial elétrico não-prejudicial [não prejudicial] ao meio ambiente ou a milhares de pessoas, como o proveniente da força dos ventos, dos mares e da energia solar. Assim, é óbvia a contradição de um país com tantos recursos para produção de energia limpa que escolhe tecnologias geradoras de energia elétrica cada vez mais obsoletas. Mais contraditório ainda é isso ocorrer numa época onde a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são assuntos tão em voga.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas considerações em torno da questão. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para levar seu texto à excelência total. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente