Belo Monte um dano irreversível - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 24/12/2012

Status:

Corrigida
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A amazônia [Amazônia]e [,] por reflexo, o Brasil, sentirão os efeitos nocivos da construção de uma das maiores hidrelétricas da América Latina.

A construção não é aceitável, visto que sofre resistência principalmente de movimentos ambientalistas e pelos povos habitados na região de afetação.

O ponto central do impasse, é [impasse é] que [,] por um lado [,] preza-se uma louvável economia e seu respectivo desenvolvimento, como a criação de milhares de empregos diretos e supostamente medidas pensadas para o futuro da nação.  Por outro lado, visa-se a [à] preservação da regiao [região] em questão e do povo que nela habita, e [habita e por] por conseguinte nas vindouras gerações.

A partir desse impasse, é mister que se faça uma ponderação de interesses, uma vez que ambos lados defendem pontos positivos e significativos para o país.

O resultado dessa ponderação, a bem do país, deve prevalecer a ideia da preservação e conservação dos biomas e ecossistemas daquela região, bem como o povo que nele habita, especialmente tratando-se [em se tratando]de índios, que são os nativos da região. Deve [,] portanto [,] sobrepor-se a uma economia gananciosa focada na minoria em um plano primário.

Certamente, efetivada a construção, fauna, flora e homem serão cabalmente prejudicados. Reforçando que o Belo Monte acarretará uma margem infalível para exploração na região e nos seus arredores, pois naturalmente carecerão de mais pontos turísticos, mais moradias e hospedarias, mais estabelecimentos comercais e [,] consequentemente [,] mais danos ambientais.

A Amazônia afetada,  afeta [afetada afeta] o país e mundo e a boa conservação dependerá do manejar e administrar o que é de todos e para todos. Ainda mais quando há outros meios alternativos de produção de energia e menos agressão ambiental.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes em torno da questão. Todavia, realize um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção, dessa forma, realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente às regras de uso da vírgula.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente