A amazônia [Amazônia]e [,] por reflexo, o Brasil, sentirão os efeitos nocivos da construção de uma das maiores hidrelétricas da América Latina.
A construção não é aceitável, visto que sofre resistência principalmente de movimentos ambientalistas e pelos povos habitados na região de afetação.
O ponto central do impasse, é [impasse é] que [,] por um lado [,] preza-se uma louvável economia e seu respectivo desenvolvimento, como a criação de milhares de empregos diretos e supostamente medidas pensadas para o futuro da nação. Por outro lado, visa-se a [à] preservação da regiao [região] em questão e do povo que nela habita, e [habita e por] por conseguinte nas vindouras gerações.
A partir desse impasse, é mister que se faça uma ponderação de interesses, uma vez que ambos lados defendem pontos positivos e significativos para o país.
O resultado dessa ponderação, a bem do país, deve prevalecer a ideia da preservação e conservação dos biomas e ecossistemas daquela região, bem como o povo que nele habita, especialmente tratando-se [em se tratando]de índios, que são os nativos da região. Deve [,] portanto [,] sobrepor-se a uma economia gananciosa focada na minoria em um plano primário.
Certamente, efetivada a construção, fauna, flora e homem serão cabalmente prejudicados. Reforçando que o Belo Monte acarretará uma margem infalível para exploração na região e nos seus arredores, pois naturalmente carecerão de mais pontos turísticos, mais moradias e hospedarias, mais estabelecimentos comercais e [,] consequentemente [,] mais danos ambientais.
A Amazônia afetada, afeta [afetada afeta] o país e mundo e a boa conservação dependerá do manejar e administrar o que é de todos e para todos. Ainda mais quando há outros meios alternativos de produção de energia e menos agressão ambiental.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes em torno da questão. Todavia, realize um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção, dessa forma, realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente às regras de uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |