A crescente demanda por energia no mundo todo, principalmente nos países desenvolvidos, chama a atenção de toda a mídia para os problemas ambientais causados por essa busca. No Brasil [,] a principal forma encontrada para "solucionar" esse problema é a construção de usinas hidrelétricas, porém o país possui vastas regiões que com investimentos poderiam ser construídas usinas de geração de energia alternativa.
A usina Belo Monte [,] que será construída no estado do Pará, é um dos maiores exemplos das consequências desse tipo de construção. A região onde se localiza é o coração da maior Floresta Tropical do mundo, a Floresta Amazônica palco da maior biodiversidade do mundo, uma construção deste tipo colocará em risco todo o ecossistema da região. A construção desta usina fará com que boa parte da flora e da fauna da região tenha que se deslocar para tentar suas [salvar suas] vidas, apesar de que órgãos especializados como o IBAMA tentem salvar algumas espécies, muitas não irão conseguir ser capturadas e também não escaparam [escaparão] da área que será alagada.
Além disso, existe a questão indígena, uma das mais polêmicas que volte e meia é tema de debates nos principais meios de comunicação do país. Diversos líderes indígenas, juntamente com os [aos] demais órgãos do poder do país, mais parece não adiantar em nada, por que [porque] apesar dos protestos a usina Belo Monte [,] segue em plena construção. Agora para os indígenas e para a população ribeirinha local, só lhe resta arrumar as coisas e deixar para trás parte de suas histórias.
Contudo, os governantes preferem mesmo é investir cada vez mais na construção de novas usinas hidrelétricas, como no caso da Usina Belo Monte, ignorando o fato de o país ter áreas que poderiam servir para a construção de usinas de geração de energia limpa, como a solar e a eólica.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez boas considerações em torno da questão. Porém, sua análise não extrapolou o âmbito da superficialidade. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua abordagem.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |