A Energia do Crescimento - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 24/12/2012

Status:

Corrigida
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A construção da Usina de Belo Monte pode se justificar com apenas uma palavra: crescimento. Para um país que pretende crescer em 2013, segundo fontes oficiais, até 4,5%, a energia é primordial. Melhor ainda se essa fonte energética for limpa, barata e renovável. 
Muito se falou nos últimos meses a respeito dos danos que a construção dessa Usina causaria no meio ambiente e na vida dos moradores da região afetada pela construção do empreendimento. De fato, no mínimo 20 mil pessoas serão afetas diretamente e uma grande área do estado Pará, próximo [próxima] à cidade de Altamira, deverá ser inundada. Entretanto, o que pouca gente sabe é que o seu projeto original de construção já sofreu diversas alterações de modo a buscar o máximo aproveitamento energético possível com o mínimo de impacto na natureza. Além disso, está previsto, entre outras medidas, a indenização dos moradores da região afetada. A grande maioria poderá trocar as palafitas insalubres por moradias dignas.
Mas, sobretudo, uma coisa precisa ficar clara além do que já foi explicitado. Para um país que busca um crescimento econômico contínuo, realizar grandes eventos e sonha se aproximar das grandes potências mundiais, o Brasil precisa investir maciçamente em infra-estrutura [infraestrutura]. Nesse contexto, o funcionamento dessa Usina a curto e médio prazo ganha uma importância ainda maior.
Melhor seria se o esforço empreendido com as criticas [críticas] aos motivos que levaram à construção da Usina fosse direcionado a certificar o estrito cumprimento do que se registrou no projeto. Ou seja, se o cronograma está em ordem, se o investimento financeiro está sendo alocado coerentemente, se as futuras residências dos moradores afetados são dignas e estão sendo realmente construídas. Dessa forma, poderíamos unir o crescimento econômico necessário com a responsabilidade social e ambiental indispensáveis.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez boas considerações em torno da problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente