Belo Monte. - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 23/12/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   Há mais de 30 anos, em 1975, no governo do general Geisel, já existia o projeto de criação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Será a terceira maior hidrelétrica do mundo, trazendo junto com a sua grandeza inúmeros impactos ambientais, além de desabrigar inúmeras famílias.
   O projeto de Belo Monte, que prevê a barragem do Rio Xingu, existe desde a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), em 2011, a construção passou a ser um dos grandes empreendimentos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC) e as obras de Belo Monte começaram. A usina gerará uma capacidade energética maior para o Brasil, favorecendo o crescimento do país e o surgimento de novos empregos. A terceira maior usina do mundo ainda é alvo de grandes discussões e protestos, a mesma usina que ajudará no crescimento econômico e energético do país causará impactos ambientais de grandes proporções. Desmatamento, seca e alagamentos, cidades como Altamira e Vitória de Xingu sofreram com constantes alagamentos, áreas próximas a [à] hidrelétrica serão desmatadas e ocupadas por populações migratórias e vazão do rio diminuirá em algumas regiões [,] podendo levar a seca.
    Além disso, a hidrelétrica terá baixa eficiência durante seis meses do ano, período de estiagem, ela gerará, em média, 4.428 MW, abaixo da média esperada e o alagamento dessa área terá com consequência direta o desalojamento de inúmeras famílias, prejudicando a pesca, a plantação e a navegação desses índios e grupos éticos.
   Com a obra prevista para ser concluída até 2015, a construção da Usina Belo Monte trará impactos sobre a fauna e flora local, inundação de cidades próximas do Rio Xingu, seca em outros locais. Discussões, debates e movimentos são organizados contra a construção da usina. Apesar de uma parcela da população não aceitar a construção dessa nova hidrelétrica [,] as obras continuam e serão levadas adiante.
 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não levou a um posicionamento claro acerca da questão, você apenas expôs o problema. Defenda uma posição definida e mobilize argumentos plausíveis para defendê-la.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente