Não a Belo Monte - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 21/12/2012

Status:

Corrigida
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É inegável o fato de que para o Brasil manter seu ritmo de crescimento econômico há a necessidade de se intensificar a produção de energia no país. Em vista disso, a proposta de aproveitamento das águas do rio Xingu, na Amazônia, esquecida desde 1975 [,] renasce com a finalidade de suprir a demanda energética do país. Todavia, apesar dos benefícios proporcionados pela construção da usina de Belo Monte, os impactos ambientais e sociais devem ser levados em consideração.
A hidrelétrica de Belo Monte será considerada a terceira maior do mundo, assim que as obras forem concluídas em 2015, e também desempenhará o papel fundamental de fornecedora de energia elétrica [,] tendo em vista que, de acordo com as previsões oficiais, daqui a oito anos, a demanda brasileira aumentará cerca de 60% em relação ao consumo atual.
Contudo, a construção de Belo Monte implica em danos irreversíveis ao meio ambiente. Afinal, além de alterar o curso natural das águas do rio Xingu, prejudicando com isso os indivíduos [indivíduos], os quais depende [dependem] da atividade pesqueira para suprir sua carência alimentar, também põem em risco a flora e fauna próximas ao local das obras à medida que ocasiona o alagamento de grandes áreas.
Ademais, além da destruição de parte da floresta amazônica, uma parcela considerável da população ribeirinha será deslocada devido ao fato de as áreas ao em torno [de as áreas em torno] da construção da usina serem inundadas. Além disso, especialistas temem que a intensa migração de trabalhadores para essa região prejudique ainda mais o ecossistema, pois a ocupação desordenada pode intensificar o desmatamento.
Em suma, é imprescindível aumentar a matriz enérgica do país, pois só assim conseguiremos aprimorar seu crescimento econômico. Entretanto, devem ser considerados outros métodos menos agressivos ao meio ambiente para essa finalidade [,] como a construção de usinas eólicas e solares.

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem do que já havia sido dito pela coletânea. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente