A grande polêmica da Usina Hidrelétrica de Belo Monte vem sensibilizando muitas pessoas em torno desse assunto. Os prejuízos causados são vários, mesmo com o grande crescimento econômico que será gerado. Logo vem a dúvida de qual será o bem maior, o desenvolvimento ou o meio ambiente?
A construção da Usina de Belo Monte é um projeto que faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e foi criado há vários anos atrás [há vários anos], ainda no tempo da ditadura militar, mais sua construção só foi iniciada em junho de 2011, e a partir dai [daí] muitos protestos vem [vêm] ocorrendo contra essa construção. O projeto prevê a construção de uma grande usina que será a 3ª maior do mundo, e será [mundo e será] construída no estado do Pará. Com o grande crescimento previsto pelo governo para o país nos próximos anos [,] a energia se faz necessária e será um grande passo no desenvolvimento econômico da região gerando muitos empregos. Mas também irá alagar uma área que equivale a um terço da cidade de São Paulo, prejudicando assim cerca de 13 mil índios que vivem ás [às] margens do Xingu sobreviventes da pesca e da caça e agravara também problemas ambientais, como o desmatamento e a destruição da floresta. Depois de observados os fatos, vantagens e desvantagens são vistas, entre elas sendo destacadas para alguns mais importantes as consequências e para outros as vantagens e são por esses motivos que ocorrem tantas polêmicas sobre o assunto.
Para isso [,] a única solução viável é a substituição por outras fontes de energia como a eólica e a solar, mais seria um método que custaria mais caro e o sucesso não seria garantido. Enquanto a discursão [discussão] sobre o assunto acontece, e opiniões diferentes estão sempre se chocando, nada parece atrapalhar a construção da grande hidrelétrica que está a todo vapor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, cuidado com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. No mais, preocupe-se com a clareza e precisão de suas ideias. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |