Usina de Belo monte: desordem socioambiental - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 20/12/2012

Status:

Corrigida
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O Brasil tem um grande potencial hidrelétrico, razão que faz o país ter tantas usinas hidrelétricas, além  de ser bem visadas no setor energético por  produzir grande quantidade de energia ,e desta, ser renovável e  considerada uma fonte limpa [e por esta ser renovável e considerada uma fonte limpa.].No entanto, seus impactos podem ser irreversíveis  quando se trata do meio-ambiente [meio ambiente] e população. A usina hidrelétrica de Belo monte, no Rio Xingu (Pará) [,] terá essas consequências, principalmente por causa da inundação causada pela construção e um provável desmatamento.

A  região do rio Xingu, uma área com grandes riquezas naturais, é um recinto de indígenas e famílias ribeirinhas, que através do rio conseguem ter seu  sustentado [sustento] garantido, pois, utiliza-se  o rio para navegação, pesca (umas das principais atividades econômica dessas famílias), deslocamento  para aéreas urbanizadas. Do ponto de vista social, a construção da usina prejudicará essa população, pois terão quer ser remanejados para outras aéreas, o que pode causar desmatamento para a ocupação habitacional.

Do ponto de vista ambiental, a hidrelétrica modificará os ciclos ecológicos desta região, pois a modificação do percurso do rio mudaria, por exemplo, o ciclo das espécies aquáticas. A mata provavelmente será desmatada, fator que destruirá alguns habitats e espécimes [espécies] da fauna e da flora.

Segundo o governo, a usina de Belo monte será a maior do país, suprirá energeticamente milhões de pessoas, gerará empregos, porém em grande parte serão temporários. Os pontos benéficos dessa imensa estrutura não o tornam aceitável em todos os termos, há outras fontes de energias renováveis, apesar de ter um custo muito alto pra pouca quantidade de energia gerada, mesmo assim o governo precisa investir em aéreas propícias à instalação de energia que vem dos ventos (energia eólica) [,] chuvas, mares (energia maremotriz), da terra (energia geotérmica), do sol (energia solar), ou de produtos de origem animal e vegetal (biomassa). O país deve prioriza [priorizar] as vidas que habitam esse lugar, beneficia-las [beneficiá-las] e não prejudica-las [prejudicá-las] [,] causando a desordem natural desta região .
 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem sobressaiu ao senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos  e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).  


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente