Um Presente de Grego para o Brasil - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 20/12/2012

Status:

Corrigida
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A construção da Usina de Belo Monte têm [tem] ocasionado intensas discussões. Em uma concepção realista da situação do Brasil, poderíamos constatar benefícios e malefícios. De que adianta um país repleto de energia para consumo [,] porém sem uma situação ecológica estável e que ofereça matéria prima [matéria-prima]? Porém, o que dizer quanto a um país “ecológico” com uma pane econômica?Realmente, como defende o projeto “Gota D´Água” ,a solução estaria em instalar no Brasil a energia eólica e solar,afinal,não haveria a necessidade de alagar  extensas áreas em prol da construção de uma usina hidrelétrica.Porém,o Brasil,como país desenvolvido [,] não se “adaptaria” a estas fontes de energia (principalmente,a energia solar; leia-se falta de informação da população).Além disso,não poderíamos nos arriscar perante a possibilidade da falta de energia em todo o planeta.
    O problema não se encontra na construção da Usina de Belo Monte em si.O problema está na falta de informação e de conscientização da população brasileira,que [brasileira que] não compreende o real sentido de preservação da natureza.Talvez,se houvesse uma real preocupação com a perda gradativa de grandes territórios  verdes,e uma consequente preservação de nossa rica biodiversidade [,] os protestos contra a inundação de grandes áreas cobertas por mata poderiam ser evitados .Sabe-se também que a construção da usina atrairá migrantes que buscam se estabelecer,e [estabelecer e] que veem na usina uma nova oportunidade;constatamos novamente uma situação onde falta conscientização e sobram falsas ideologias e protestos.
   Esta questão promove uma grande polêmica no cenário nacional,pois trata-se de um assunto de grande importância.No futuro [,] nosso consumo de energia crescerá 60%,e a construção da usina de Belo Monte seria a solução (pois é uma fonte de energia barata,que se adéqua aos padrões de necessidade brasileiros). Porém,em contrapartida [,] grandes áreas seriam destruídas (o que retorna a questão da falta de compreensão do sentido de preservação da natureza). A construção já foi iniciada,e não será possível recuperar tudo o que fora perdido.A solução é passar a se preocupar realmente com a situação da biodiversidade de nosso aclamado país [país.]

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes em torno da questão. No entanto, cuidado com períodos longos e atente às regras de uso dos sinais de pontuação para não prejudicar a construção de sentido de seu texto. No mais, leia sempre para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente