O desenvolvimento de um país é necessário para a manutenção ou a melhora na qualidade de vida de sua população. Para o Brasil continuar em ascensão econômica [,] ele necessita, dentre outras prioridades, de mais energia. Por isso, a construção da usina de Belo Monte precisa ser efetivada.
A hidrelétrica que foi planejada na ditadura militar do presidente Geisel é [,] sem dúvida [,] um investimento bastante vantajoso. Ela será a terceira maior do mundo e suprirá a demanda energética brasileira, mesmo operando com 42% de sua capacidade. Trará também as vantagens das fontes hidrelétricas, como menos custo e maior produção e por ser uma fonte de energia limpa. Outro benefício de Belo Monte é a geração de empregos e como consequência o enriquecimento da região. Toda usina implantada traz desenvolvimento para as cidades ao seu redor.
No entanto, a obra trará também alguns prejuízos que sempre surgem na maioria das construções de hidroelétricas. Belo Monte alagará uma área gigantesca, mas comparada com outras usinas essa é pequena, desabrigará enumeras [inúmeras] famílias e também vários indígenas. Essas questões atrasam a efetivação da obra.
Portanto, a usina deve ser construída para produzir a energia necessária para o desenvolvimento do país, mesmo que ainda gere prejuízos. Cabe ao governo construí-la com um bom planejamento e minimizar as suas desvantagens. Talvez, assim, com o avanço como uma das prioridades, os brasileiros consigam adquirir uma boa qualidade de vida.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, procure realizar um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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