"Belo Monte" de impasses - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 17/12/2012

Status:

Corrigida
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Grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada em usinas hidrelétricas, que aproveitam o potencial hidráulico dos rios para a produção da mesma [para a sua produção]. Recentemente, diversos debates surgiram em razão de um projeto para construção da usina de Belo Monte, que será a segunda maior do país. Sua construção ficará localizada na região da Bacia do rio Xingú [Xingu], no Pará.
      Os ambientalistas defendem que a construção da usina será uma catástrofe, pois comprometerá boa parte da cobertura vegetal da Floresta Amazônica, ameaçará a fauna aquática e irá promover o alagamento de uma vasta porção de terra. Acarretando na remoção de tribos ribeirinhas locais, e [locais e,] consequentemente, deixando em segundo plano questões culturais, como o fato de que essas tribos se recusam a abandonar a região [,] ignorando os mortos que ali foram enterrados.
      Apoiados nos alicerces econômicos, os governantes alegam que as hidrelétricas são fontes renováveis de energia e que é necessário cumprir a demanda, evitar apagões e gerar empregos na região. Considerando que o regime fluvial do rio Xingú não é constante, isto é, durante o período de estiagem - que dura de quatro à [a] seis meses - a vazão de água é reduzida, Belo Monte produziria menos da metade de sua capacidade, apenas.
      É necessário que sejam avaliados os custos de construções dessa dimensão, assim como os impactos ambientais e sociais. Uma possível solução seria a diversificação da matriz energética brasileira, a partir de investimentos em fontes alternativas, como a energia solar e eólica. Visto que nosso país possui condições favoráveis e uma grande extensão territorial, seria possível superar o déficit energético e evitar impasses entre desenvolvimento e sociedade, além de assegurar a preservação de nossos recursos naturais.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez boas considerações em torno da questão. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem do óbvio para efetivar sua análise. Leia cada vez mais para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente