Neste milênio, a sociedade global tem um grande desafio: conciliar desenvolvimento econômico e industrial com a preservação ambiental, levando-nos ao conceito de sustentabilidade; e, desse modo, usinas hidroelétricas, tal como Belo Monte, se consolidam [consolidam-se] como a mais nova forma de se pensar rumo a esse objetivo.
Embora haja uma vasta discussão com relação a impactos ambientais que serão provenientes da construção da Usina de Belo Monte, é de fundamental importância que tenhamos em mente que eles são, sem dúvida, desprezíveis em comparação aos benefícios que essa instalação ofertará ao Brasil.
E por que não adotar outros tipos de energia como, por exemplo, a eólica ou solar? Justamente porque se tratam de fontes alternativas que fogem das condições financeiras da população, não somente brasileira [,] como também, mundial [também mundial]. Além disso, seriam necessárias grandes quantidades de cata ventos [cataventos] e/ou de placas solares para suprir o potencial energético que Belo Monte ofertará.
Também, essa construção possibilitará uma maior inclusão social de famílias que até os dias atuais ainda vivem sem energia elétrica e em condições de pobreza extrema, ou seja, novos horizontes serão abertos, e, o [abertos e o] crescimento estará garantido.
Ocupando a fantástica posição de terceira maior hidroelétrica do mundo, Belo Monte, que será instalada no estado do Pará, especificamente no Rio Xingu, perderá apenas para a Usina de Três gargantas (na China) e para Itaipu (localizada entre o Brasil e Paraguai), e, [sem vírgula] representará um grande avanço do nosso País no caminho do pleno desenvolvimento sustentável.
Assim, é indispensável que a sociedade brasileira tenha consciência do bem que essa hidroelétrica fará para essa nação, já que haverá uma significativa produção de energia limpa e renovável e o meio ambiente continuará a ser preservado.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, seu projeto de texto não extrapolou o senso comum nem o óbvio em torno da questão. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |