O Brasil está crescendo, isso é fato, nós somos a 6ª maior potência mundial. Como conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental? Um grande exemplo desse problema que enfrentamos, é [enfrentamos é] o impasse da Usina de Belo Monte. De que lado ficar? E [É] preciso impor prioridade, temos que ter uma usina hidrelétrica, que abranja não só á Área Norte, mas todo o país.
Para o país crescer de forma “saudável” é preciso investir em tecnologias, que hoje com apoio financeiro pode desenvolver maneiras ecológicas e sustentáveis para conservar melhor a natureza. Preservar o meio ambiente é essencial para o desenvolvimento e evitar problemas como: biopirataria, desmatamentos, queimadas, extração de madeiras, é [além de ser ] uma grande forma de mostrar, que [mostrar que] é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental, basta agir de forma coerente. A principal medida a tomar é a intensificação da fiscalização e a recuperação das áreas prejudicadas, por consequência da construção da usina, indenizar os ribeirinhos prejudicados e dar abrigos a eles, até que a situação seja normalizada.
Na Região noroeste há um grande índice de disponibilidade de água, o que favorece ao aproveitamento de energia hidrelétrica. Temos que usar isso a nosso favor. O país vai assediar [sediar] a copa do mundo em 2014, precisamos de energia disponível para o consumo requerido, nem só por esse fato, mas também pelo consumo elétrico do país, que aumenta a cada dia.
Com a construção da usina vai aumentar o desenvolvimento da economia, gerando empregos. Basta ter consciência, como tudo tem seu lado bom e ruim, são apenas pontos de vistas deferentes. O Brasil precisa de uma usina que de conta do abastecimento do país, tendo uma enorme população que só tem tendência a crescer, a demanda por energia vai aumentar e daqui á [até] 2020 o consumo elétrico atual não vai conseguir abastecer a população, por que [porque] o consumo elétrico vai crescer em 60%.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu a proposta, porém não conseguiu estabelecer uma linha argumentativa consistente para validar sua tese e realizar uma boa discussão sobre a questão. Amplie suas ideias, realize uma leitura crítica e atenta da coletânea e mobilize argumentos fundamentados em fatos e exemplificações concretas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |