É um grave erro a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Provocará de imediato um desmatamento expressivo, destruirá inúmeras espécies de fauna e flora e ensejará diversos problemas sociais na região.
Para a construção do canal que trará água para o lago da usina, milhões de metros cúbicos de florestas serão removidos. O desmatamento irá expor o solo ao impacto das chuvas, aumentando o processo de erosão, que alterará os índices pluviométricos da região, empobrecerá o solo inviabilizando a agricultura e contribuirá para a desertificação.
Ademais, muitas espécies de fauna e flora poderão ser extintas, algumas inclusive de grande valor medicinal. Depois de abandonarem o habitat natural, várias espécies ainda irão se refugiar em outros locais, mas com a biodiversidade comprometida, em breve se extinguirão.
Saliente-se ainda que surgirão sérios problemas sociais. Terras indígenas serão afetadas, causando mudanças na rotina dos povos indígenas da região, que terão reduzidas a quantidade de pescado e a biodiversidade. Muitas pessoas migrarão para trabalhar no local, aumentando o impacto ambiental com diversas obras necessárias para a urbanização e saneamento.
Portanto, o projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte deve ser revisto. Não se pode ignorar os problemas socioambientais que serão gerados e, para isso, faz-se mister uma política de incentivo a pesquisas que visem aumento [ao aumento] de potência e diminuição de custos de fontes de energia limpa, como a eólica e a solar. O desenvolvimento deve ser sustentável, satisfazendo as necessidades atuais sem comprometer as futuras, preservando a natureza e o bem estar [bem-estar] social.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e precisa, além de ter feito boas colocações. No entanto, faltou uma maior elaboração da parte argumentativa de seu texto, dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |