A construção da Usina de Belo Monte - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 14/12/2012

Status:

Corrigida
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A construção da Usina de Belo Monte
 

A necessidade de ter energia no Brasil é eficiente, pois garante para as famílias um conforto e facilita para as atividades realizadas diariamente, porém com o avanço da tecnologia o uso de energia ficou indispensável. Portanto [,] com a urbanização e o crescimento [,] a demanda por energia cresceu, e foi o que acabou gerando um pacto [impacto] ambiental, as fontes de energéticas tradicionais são: (carvão, nuclear. etc. [nuclear etc.), sendo o carvão a [o] mais poluente, futuramente o Brasil poderá ter a energia hidrelétrica, tal qual gerou polemica [polêmica]com algumas pessoas e ambientalistas, que são contra a construção da Usina de Belo Monte.
A usina de Belo Monte, fica [Monte fica] no norte do Pará, localizado no Rio Xingu, se o governo concluir as obras que estar prevista [estão previstas] a entregar em 2015, a usina de Belo Monte será a terceira maior do mundo, e que terá [mundo e terá] capacidade de gerar energia para cerca de 60 milhões de pessoas quando entrar em operação. Por outro lado [,] causara [causará] grandes impactos ambientais na Amazônia, como o desmatamento de algumas áreas e a desocupação da população que vive por lá, sendo ainda afetadas as terras, a pesca e á [a] agricultura meios nos quais os indígenas sobrevivem, e a barragem do Rio Xingu causara [causará] inundações constantes dos Igarapés de Altamira.
Esses previstos impactos ambientais estar [estão] sendo analisado [analisados] e questionado [questionados] por ambientalistas e alguns cidadãos, eles são contra a construção da usina hidrelétrica em Belo Monte, e [Monte e] prefere o uso da energia eólica e solar, por ser energia renováveis e considerada energia limpa e que não libera CO2, porém qualquer que seja a atividade que o ser humano faça na terra terá impactos ambientais. O Brasil precisa sim de mais investimentos em energia, porque a estimativa é que na metade do século XXI,o Brasil  terá que gerar 60 % a mais de energia consumida hoje por conta do crescimento populacional que será mais de 220 milhões de pessoas.
O número de brasileiros da extrema pobreza que não tem [têm] energia é grande, e quando consegue energia, gera um grande diferencial na vida dessas pessoas, portanto [,] sem energia no país não tem crescimento e não gera empregos, causando um desequilíbrio. O Brasil e outros países assinaram o protocolo de Kyoto com o dever de reduzir a quantidade de CO2, porém, o Brasil é considerado o país que tem uma das matrizes energética mais limpa de todos os países industrializados.
Contudo, não tem como um país realizar projetos sem causar impactos ambientais em pleno século XXI, sendo que desde a Revolução Industrial , com o surgimento das maquinas [máquinas],das embarcações a vapor, já liberavam  o CO2 e outros gases que contribui [contribuem] para o efeito estufa, causando um enorme problema ambiental.Porém [,] a criação da usina hidrelétrica  de Belo Monte é favorável para a população [,] pois trará grandes benefícios [,] além de ser energia limpa, a taxa cobrada será reduzida.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto. No entanto, atente ao uso dos sinais de pontuação e evite períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. No mais, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente