A Natureza é um dos patrimônios mais importantes para o meio ambiente, mas com as mudanças do mundo comteporâneo [contemporâneo] e o avanço da tecnologia , o homem é obrigado a interver nos recursos naturais.
No Brasil [,] o caso mais polêmico na atualidade é a da [é o da] hidrelétrica de Belo Monte no estado do Pará [Pará], que no qual vive [que vive] um impasse. discussões [Discussões] durante a construção da usina vem [vêm] fazendo com que abaixo assinados [abaixo-assinados] contra a hidrelétrica venham a serem feitos, alegando total desordem na natureza e invasão de propriedades.
O desenvolvimento no Brasil sempre foi contestado, no que faz existir uma contradição no que diz a respeito [diz respeito] em querer o melhor para o Brasil. Ser contra ou favor de Belo Monte são opiniões a serem respeitadas. No entanto, segundo o filósofo Hengel, que trata das relações de oposições e contradições, esses conceitos relatam exatamente a polêmica de Belo Monte, sendo assim um paradoxo longe da solução.
Por isso, fica a pergunta: desenvolver ou não desenvolver? com [Com] a atual conjutura [conjuntura] da globalização [,] espera-se uma redução dos atuais protestos contra Belo Monte, levando em conta é claro os princípios da sustentabilidade.
Portanto, a hidrelétrica de Belo Monte poderá estabelecer desenvolvimento, prejuízo, modernidade e discórdia. Essa mistura de opiniões não levará a nada, deve-se objetivar maneiras concisas e prioritariamente ações governamentais para a finalização da usina, que além de tudo irá gerar renda e emprego.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não desenvolveu uma linha argumentativa bem fundamentada para comprovar sua tese. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua posição.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |