A hidrelétrica de Belo Monte - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 13/12/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No mundo hoje se discute um tema bastante polêmico: sustentabilidade. O projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte no Brasil está em discussão. Há um impasse entre os ambientalistas e o governo brasileiro em construir ou não a usina. Se [usina e se] a construção da hidrelétrica entra realmente no conceito de sustentabilidade.
Entende- se por desenvolvimento sustentável encontrar um equilíbrio entre crescimento, desenvolvimento e preservação ambiental. A usina hidrelétrica é uma fonte de energia limpa. Especialistas dizem que com o crescimento da população será preciso de mais eletricidade daqui a alguns anos. Por isso [,] a construção de Belo Monte. Depois de construída ela será a terceira maior do mundo em fornecimento de energia. Sem eletricidade não há desenvolvimento; sem desenvolvimento não há emprego. Energia elétrica se tornou uma necessidade. Com a construção de Belo Monte a energia se tornará mais barata; haverá criação de empregos diretos e indiretos; as cidades próximas se desenvolverão mais, um exemplo que aconteceu com a primeira hidrelétrica da Amazônia.
Mas alguns ambientalistas são contra a construção da hidrelétrica. Gerarão vários impactos ambientais e sociais. Uma grande área será alagada; as cidades próximas serão alagadas [,] prejudicando agricultores e a população ribeirinha; várias famílias serão deslocadas; irá aumentar a população nas cidades próximas, o que irá prejudicar com aumento desordenado não havendo infraestrutura; a vazão do rio Xingu será alterada podendo até secar provocando um grande desequilíbrio ecológico naquela região.
São vários pontos ainda a ser estudado [serem estudados]. São inúmeras vantagens e desvantagens. Mas com essas várias vantagens seria melhor procurar outras fontes de energia limpa com menor grau de impacto. Como exemplo a energia eólica e a solar. Apesar de serem considerada [consideradas] como complementar e serem mais caras, ainda assim é melhor do que provocar um grande impacto ambiental. Estudos podem ser feito [feitos] para baratear essas fontes, racionar energia o ano inteiro, ou seja, procurar outros meios.
Portanto, as autoridades e a população tem [têm] que se conscientizar e conviver constantemente com  a sustentabilidade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez considerações válidas, todavia, não respondeu à problemática imposta  e não apresentou uma posição definida acerca da questão. Além disso, sua linha argumentativa não extrapolou âmbito do senso comum. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea, faça o que está sendo pedido pela proposta e mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente