A usina de Belo Monte está localizada na bacia Amazônica, no estado do Pará. Na década de 80 foi anunciado o primeiro projeto que gerou muita polêmica em função dos impactos ambientais, dos custos e dos problemas com a população local. Esse foi modificado para minimizá-los, porém permanece a divergências neste assunto.
Dentre as fontes de energias renováveis, a hidroelétrica é a que produz mais por metro quadrado, tendo [,] assim, menor custo. Para o crescimento de um país, necessita-se de grande quantidade de energia, e [energia e] com o comprometimento do Brasil no tratado de Kyoto, a construção da usina é a garantia de crescimento com o mínimo de eliminação de CO2.
Surgiu muitas tecnologias novas desde o primeiro projeto, e [projeto e ] existem muitas preocupações ambientais. A exemplo da redução da área que deveria ser alagada, sendo que metade desta já é tomada pelo rio em períodos de cheia. A usina empregada será a de “fio d´agua [água]”, propícia para a região, causando poucos problemas ao ecossistema.
Não existe população no local. A população ribeirinha é que poderá sentir a mudança do comportamento do rio, podendo assim influenciar na pesca. Porém, o plano do governo federal é relocá-los [recolocá-los] para lugares com melhores condições, como saneamento básico. Sobre a questão indígena, há a grande dependência do rio para plantações e transporte, e o medo de ocorrer seca faz com que eles não aprovem a construção.
O Brasil possui um grande potencial energético. Devemos usufruir destes para o crescimento do país, melhorando, assim, a qualidade de vida da população brasileira, que ainda tem uma faixa significativa na miséria. Diminuindo os prejuízos causados na natureza, protegendo as áreas preservadas para não ocorrer o desmatamento clandestino e tendo programas de reflorestamento, pode-se terminar a usina com mais energia e floresta amazônica.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio nem o senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |