Águas do Crescimento - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 13/12/2012

Status:

Corrigida
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A usina de Belo Monte está localizada na bacia Amazônica, no estado do Pará. Na década de 80 foi anunciado o primeiro projeto que gerou muita polêmica em função dos impactos ambientais, dos custos e dos problemas com a população local. Esse foi modificado para minimizá-los, porém permanece a divergências neste assunto.

Dentre as fontes de energias renováveis, a hidroelétrica é a que produz mais por metro quadrado, tendo [,] assim, menor custo. Para o crescimento de um país, necessita-se de grande quantidade de energia, e [energia e] com o comprometimento do Brasil no tratado de Kyoto, a construção da usina é a garantia de crescimento com o mínimo de eliminação de CO2.

Surgiu muitas tecnologias novas desde o primeiro projeto, e [projeto e ] existem muitas preocupações ambientais. A exemplo da redução da área que deveria ser alagada, sendo que metade desta  já é tomada pelo rio em períodos de cheia. A usina empregada será a de “fio d´agua [água]”, propícia para a região, causando poucos problemas ao ecossistema.

Não existe população no local. A população ribeirinha é que poderá sentir a mudança do comportamento do rio, podendo assim influenciar na pesca. Porém, o plano do governo federal é relocá-los [recolocá-los] para lugares com melhores condições, como saneamento básico. Sobre a questão indígena, há a grande dependência do rio para plantações e transporte, e o medo de ocorrer seca faz com que eles não aprovem a construção.

O Brasil possui um grande potencial energético. Devemos usufruir destes para o crescimento do país, melhorando, assim, a qualidade de vida da população brasileira, que ainda tem uma faixa significativa na miséria. Diminuindo os prejuízos causados na natureza, protegendo as áreas preservadas para não ocorrer o desmatamento clandestino e tendo programas de reflorestamento, pode-se terminar a usina com mais energia e floresta amazônica.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio nem o senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente