Observando o objetivo do Romantismo brasileiro é clara a exaltação da natureza e do índio para se criar uma identidade própria do país. O Brasil tem uma grande diversidade natural e indígena, mas, com os modelos de vida norte-americano e europeu que vêm sendo trazidos para cá, esses recursos vão ficando escassos, formando assim uma nação que não os valoriza. A usina Belo Monte vem com o principal intuito de beneficiar as multinacionais.
Os empregos que serão gerados por essa construção serão temporários; a maioria da energia produzida irá para as grandes empresas da região; as famílias que moram na cidade de Altamira (a que mais será prejudicada com a usina) perderão o território por inundação. Isto é desenvolvimento? Só se for para a população que já é rica e que continua tendo nas mãos o poder.
O modelo de vida capitalista vem destruindo o bem mais precioso do Brasil: a natureza. Os índios só retiram dela o que é necessário para a sobrevivência, já os “homens brancos” não se satisfazem com isso enquanto não sugarem todos os recursos para converter em capital. A construção da usina desrespeitará os direitos indígenas, o que não é um gesto considerado “humano”.
A construção implicará também grandes [em grandes] danos à floresta amazônica; o desmatamento crescerá; haverá um povoamento desordenado da região e vários animais e plantas perderão seu habitat natural. Olhando por esses ângulos, vê-se que os malefícios serão maiores que os benefícios que, mais uma vez, ficarão concentrados nas mãos de poucos.
Portanto, a população de todo o país deveria se mobilizar contra a usina Belo Monte: não é uma causa exclusiva da região Norte. Está na hora de colocar os ideais Romancistas em prática, não deixando que destruam toda a identidade brasileira por coisas fúteis. Os índios têm os mesmos direitos de todos os cidadãos e a natureza é de todos, logo, não é justo destruí-la para geração de lucros.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem construído e fez considerações pertinentes em torno da problemática imposta. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Leia sempre a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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