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Impasse de Belo Monte

Enviada em: 11/12/2012

Status:

Corrigida
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A Usina de Belo Monte levará energia para milhões de brasileiros, porém causará grande impacto ecológico, tais como desmatamento, seca e alagamento.  Além disso, impactos sociais também são previstos, como o desalojamento de populações ribeirinhas e indígenas.

A demanda energética brasileira cresce a cada dia, a partir disso é necessário gerar novas formas de energia para suprir o consumo da população brasileira. O Brasil é um dos países com o maior produzir [com o maior potencial para produzir] eletricidade a partir da força de suas águas. Contudo, mesmo que a energia hidráulica seja mais barata e segura, ela causará diversos desequilíbrios ambientais na região do Pará e em seus municípios, visto que, seu [que seu] reservatório será capaz de alagar uma vasta região equivalente a um terço do território do Estado [estado] de São Paulo. Dessa forma, populações indígenas, ribeirinhas e agricultoras seriam prejudicadas [,] já que necessitam da região para sobreviver através da terra, da pesca e da moradia.

A construção da usina comprometerá o ecossistema da região amazônica, pois o represamento do rio causaria a redução de sua vazão. Ocorreria uma ocupação desordenada nas áreas do entorno de Belo Monte, pela chegada de trabalhadores, que necessitariam de construir moradia, visto que, a cidade [que a cidade] de Altamira não possui infraestrutura para abrigar aproximadamente mais de cinco mil famílias e as obras de saneamento básico estão atrasadas. A moradia das populações ribeirinhas e indígenas ainda não está fixa e elas não podem ficar desabrigadas, é uma situação com uma impossível saída favorável. Pois, de um lado a construção da usina favorecerá a demanda energética do país, mas por outro prejudicará o meio ambiente e as terras indígenas e ribeirinhas.


A construção da Usina desfavorecerá diversas pessoas que necessitam da região para sobreviver, então cabe ao governo buscar outra solução, com construções de energia eólica ou solar, que apesar de mais caras, não prejudicam o meio ambiente e nem desabrigariam populações e afetariam menos o ambiente.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes em torno da problemática imposta. Porém, não houve extrapolação do óbvio nem do que já havia sido afirmado pela coletânea. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente