“No pain, no gain...”
O desenvolvimento econômico gera um aumento de demanda por energia elétrica, sendo estas duas situações indissociáveis. O Brasil tem crescido e ainda vai crescer muito mais. A geração de energia elétrica tem impactos socioambientais que precisam ser rigorosamente analisados para que seja feita a melhor opção. Existem várias matrizes energéticas e a escolhas levam em consideração características locais, ganhos e perdas são inevitáveis.
Nucleares, termoelétricas, solares, eólicas e as que usam as variações da maré para girar suas turbinas são exemplos de usina [usinas] de geração de energia. São aceitas como menos poluentes as solares e eólicas, mas que infelizmente ainda têm um custo de produção muito alto [,] deixando inviável seu uso em larga escala em curto prazo. As hidrelétricas, exemplo [a exemplo] de Belo Monte, apresentam a melhor relação custo benefício [custo-benefício] em se tratando de Brasil que tem aproximadamente 80 por cento de sua produção deste tipo.
Infelizmente [,] famílias ribeirinhas do rio Xingú [Xingu] e povos indígenas dos arredores da usina serão afetados. Os primeiros precisarão ser reassentados e os últimos, com a possível redução da vazão do rio, poderão ter a oferta de peixes reduzida e baixa produtividade no cultivo do solo. Mas os vários estudos que se arrastam desde a década de 70 visam [visam a] amenizar estes impactos. É preciso se pensar no benefício à economia brasileira que poderá aumentar sua produção industrial, gerar mais empregos...
Se o aumento da produção de energia não acompanhar o aumento do consumo [,] teremos novos “apagões” e racionamentos incompatíveis com o desenvolvimento econômico. “Sem dor, não há ganho...”.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem construído e realizou considerações pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Mobilize fatos, dados, exemplificações que comprovem sua tese e enriqueçam seu projeto de texto. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |