O Brasil é hoje a sexta economia mundial e para continuar a crescer precisa dispor de uma maior quantidade de energia. No país, entre as consideras [consideradas] fontes renováveis, hidrelétricas são a melhor opção. Apesar de não serem” limpas”, têm baixo custo, produz energia considerável e o Brasil possui grande potencial hídrico. Belo Monte mesmo diante controversas [diante das controversas] se faz necessária, porém os impactos não devem ser ignorados e os planos afim [ a fim] de minimiza-los , serem [minimizá-los devem ser] efetivos.
A construção da usina vai afetar populações ribeirinhas, que têm sua subsistência e cultura relacionadas ao rio Xingu, interferir na relação de grupos indígenas com a natureza, alterar a vazão e nivelamento do rio, o que afeta a fauna e a flora e aumentar o contingente de imigrantes em Altamira. O governo e os responsáveis pela usina investem em planos para atenuar os impactos, como auxílios aos ribeirinhos e indígenas, estufas reprodutoras de espécies nativas da flora e cursos de qualificação profissional. Mas, mesmo com os projetos [,] os efeitos serão sentidos.
Embora, a economia seja uma das maiores do planeta, o Brasil tem altos índices de desigualdade e problemas relacionados à eletricidade, comparados aos países subdesenvolvidos. Há pessoas que ,não pode ter [que não podem ter] uma geladeira, para manter alimentos e medicamentos em condições salubres, não tem [têm] acesso a uma educação de qualidade, devido a [à] restrição à [a] informações e os problemas inerentes a [à] falta de iluminação e vivem sem atendimento a saúde eficaz , porque não é possível promover um atendimento de qualidade sem dispor de equipamentos de diagnostico [diagnóstico], procedimento e terapia .Essa população soma um número maior de pessoas quando comparada a soma de indígenas e ribeirinhos em torno do Xingu.
Portando [Portanto,] , mesmo diante dos impasses [,] é válida a construção de Belo Monte, desde que os resultados sejam para as pessoas e não apenas para números da economia. Em meio a tantos impactos [,] os benefícios desse empreendimento deve [devem] chegar a maior quantidade de pessoas possível para realmente mostrar valor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, houve diversos desvios à norma culta, além de sua linha argumentativa não ter extrapolado o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |