A tentativa de resolver um problema causando outros! - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 10/12/2012

Status:

Corrigida
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A construção de uma usina é inviavel [inviável] diante de tantos problemas que seria ocasionado [seriam ocasionados] por essa estruturação que não só prejudicaria a fauna e a flora, como também pessoas que moram nas proximidades da mesma.
           Esse projeto irá provocar o desmatamento de uma grande área em torno do rio Xingu [Xingu], especies [espécies] animais irão desaparecer. Além disso, pessoas que moram nessa localidade teriam que mudar por completo os seus habitos [hábitos] de vida. No inicio [início] serão beneficiados com cestas basicas [básicas] e uma renda mensal, esses beneficios [benefícios] são idenizações [indenizações] pagas pela empresa construtora da usina até  um determinado tempo, a [as] pessoas prejudicadas por esta construção. Olhando por esse lado, essas pessoas não vão sofrer tanto, mas na realidade isso so [] será perfeito no inicio, a longo prazo [em longo prazo] será diferente, como exemplo citamos  a usina de Itaparica na cidade de Paulo Afonso  no estado da Bahia. Onde muitas pessoas ainda batalham na justiça pra receber idenizações atrasadas há mais de 15 anos, que foram acordadas entre essas pessoas e empresa construtora  da usina.
         Portanto, temos que conscientizar a população á [a] consumir energia de forma consciente , as empresas fabriquem produtos eletrônicos que possam ser usados com um consumo mínimo de energia elétrica [elétrica]. Temos que juntar forças para evitar que uma atitude de resolver um problema não ocasione outros piores. Porque não procurarmos meios de resolver um problema com medidas não tão drastica [drásticas] a nós mesmos.

Comentários do corretor


: Seu projeto de texto abordou o tema, porém apresentou uma linha argumentativa que não sobressaiu ao senso comum, fora os desvios à norma escrita. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente