A possibilidades de construir uma nova hidrelétrica no Brasil pode trazer benefícios para a economia , mas não podemos esquecer [nos esquecer das] das questões ecológicas, pois a construção da mesma [usina] põem [põe] em risco a fauna e a flora da região onde será a construção.
O grande consumo de energia é uma preocupação, pois as hidrelétricas já existentes não suportara [suportarão] o grande consumo de energia futuramente. A construção da hidrelétrica de Belo Monte seria a solução para que não ocorram futuros apagões.
Para que as cidades não fiquem no escuro, deveria investir em fontes de energia renováveis, para não agredir o meio ambiente como a construção que se planeja fazer no Paraná que pode colar [colocar] algumas espécies de animais e plantas em extinção. Outro problema e [é] onde vão ficar as família [famílias] indígenas, que depende [dependem] da região para tira [tirar] o sustento deles.
O problema de ocorre [ocorrer] futuros apagões é um pouco culpa dos consumidores, que fazem mau uso da energia elétrica , colocando roupa para secar atrás da geladeira , demorando no banho que [,] além de gastar muita energia [,] gasta também água de forma excessiva.
Logo, deve-se pensar bem antes de construir a nova hidrelétrica pois ela ira [irá] trazer muitos benefícios [,] mas malefícios em conjunto, será que vale apenas colocar espécies em extinção para as pessoas continuarem desperdiçando energia . [energia?]
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Todavia, não houve extrapolação do senso comum e faltou uma linha argumentativa bem fundamentada para validar sua tese. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |