É de grande impasse a polêmica nacional acerca da construção da Usina de Belo Monte no estado do Pará. Fato este debatido em todo o país põe [e que põe] em dúvida o próximo passo da obra. Contudo, as sólidas barreiras impostas pelos nativos e de multidões impedem a sua continuidade, impulsionando um confronto que parece estar bem longe do seu fim.
Dessa forma, é possível observar claramente a procedência rígida do protecionismo dos povos, geralmente rurais, em relação aos seus territórios. A exemplo do MST - movimento dos sem terra - que a cada dia se fortalece em função da conquista digna de um espaço para moradia e de cultivo para a subsistência.
Assim, não é diferente a realidade que envolve os povos, entre nativos e ribeirinhos das cidades de Altamira e Vitória do Xingu. Eles alegam que o trabalho da construção implicará diretamente no meio ambiente, visto que essa área é o principal [,] senão o único [,] meio de sobreviverem. Além disso, alagará a maior parte das moradias próximas aos rios, ocasionará intervenção nos ciclos naturais e em proporções maiores, um número alarmante de habitantes sem ter onde residir.
Por outro lado, os que apoiam a causa defendem efeitos positivos no desenvolvimento das proximidades locais. O aumento da economia, no contexto urbano e rural [,] e o fornecimento energético em abundância, serão [abundância serão] consequências imediatas. A argumentação de o Brasil ser rico em subsídios energéticos renováveis e que este será mais um meio de obter energia sem prejuízos grandiosos, é [grandioso é]o que lhes motivam.
Em suma, deve levar-se em conta se o objetivo da construção da usina é pertinente à realidade brasileira. De nada adiantará um grande passo focado na economia se o número de habitantes com renda per capita baixa continuar a crescer. Por isso, a dignidade e o respeito à pessoa humana deve ser considerada em última instância, para que todas as outras prioridades sejam efetivadas de maneira harmônica entre todos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não apresentou uma posição definida acerca da questão. Além disso, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |