Os Dois Lados da Usina - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 09/12/2012

Status:

Corrigida
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É de grande impasse a polêmica nacional acerca da construção da Usina de Belo Monte no estado do Pará. Fato este debatido em todo o país põe [e que põe] em dúvida o próximo passo da obra. Contudo, as sólidas barreiras impostas pelos nativos e de multidões impedem a sua continuidade, impulsionando um confronto que parece estar bem longe do seu fim.

Dessa forma, é possível observar claramente a procedência rígida do protecionismo dos povos, geralmente rurais, em relação aos seus territórios. A exemplo do MST - movimento dos sem terra - que a cada dia se fortalece em função da conquista digna de um espaço para moradia e de cultivo para a subsistência.

Assim, não é diferente a realidade que envolve os povos, entre nativos e ribeirinhos das cidades de Altamira e Vitória do Xingu. Eles alegam que o trabalho da construção implicará diretamente no meio ambiente, visto que essa área é o principal [,] senão o único [,] meio de sobreviverem. Além disso, alagará a maior parte das moradias próximas aos rios, ocasionará intervenção nos ciclos naturais e em proporções maiores, um número alarmante de habitantes sem ter onde residir.

Por outro lado, os que apoiam a causa defendem efeitos positivos no desenvolvimento das proximidades locais. O aumento da economia, no contexto urbano e rural [,] e o fornecimento energético em abundância, serão [abundância serão] consequências imediatas. A argumentação de o Brasil ser rico em subsídios energéticos renováveis e que este será mais um meio de obter energia sem prejuízos grandiosos, é [grandioso é]o que lhes motivam.

Em suma, deve levar-se em conta se o objetivo da construção da usina é pertinente à realidade brasileira. De nada adiantará um grande passo focado na economia se o número de habitantes com renda per capita baixa continuar a crescer. Por isso, a dignidade e o respeito à pessoa humana deve ser considerada em última instância, para que todas as outras prioridades sejam efetivadas de maneira harmônica entre todos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém não apresentou uma posição definida acerca da questão. Além disso, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente