Uma antiga discussão iniciada em 1975, quando a proposta da construção da Usina de Belo Monte foi lançada, voltou a acontecer recentemente. Com o início das obras desta usina em 2011, o número de cidadãos brasileiros envolvidos no caso tem aumentado cada vez mais. Muitas petições com milhares de assinaturas estão sendo entregues ao governo como apelo para a paralisação da das [das] obras, uma delas é a petição do Movimento Gota D'água, com mais de 2 milhões de assinaturas.
O tamanho dessa obra e o enorme impacto ambiental causado por ela são os motivos de tanta preocupação. Além de alagar uma grande área da Amazônia, as obras irão incentivar a migração para as áreas de entorno da usina, intensificando o crescimento de cidades e o desmatamento naquela região. Isso significa perda de fauna e flora amazônicas.
Os defensores da obra dizem que a construção é necessária para suprir o consumo de energia, que segundo eles cresce junto com o PIB. Fala-se ainda que a população está crescendo e que daqui a 8 anos a demanda por energia elétrica irá aumentar em 60%. Porém, a afirmação contradiz ambientalistas, os quais dizem, que [dizem que] apesar da energia elétrica chegar em áreas cada vez mais remotas, aumentando com isso a demanda por energia, os aparelhos elétricos e eletrônicos estão consumindo menos energia com a evolução da tecnologia, o que faz com que o consumo de energia fique estável. Outro ponto defendido por eles é que a aparelhagem das usinas brasileiras deve passar por manutenção, isso aumentaria a produção das usinas, sendo esta possível [,]pois o Brasil produz energia excedente, permitindo que algumas turbinas sejam desligadas para a realização da manutenção.
O que nos resta é questionar: É vantajosa a perda desse pedaço da Amazônia, que além de patrimônio mundial é um grande responsável por manter a saúde da Terra? O governo deve rever a necessidade da construção da Usina de Belo Monte, pois essa será uma perda irrecuperável.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, não houve extrapolação do óbvio nem do que já havia sido apontado pela coletânea. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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