O Brasil está em constante crescimento no cenário econômico mundial e, para sustentar essa ascensão brasileira, se faz [faz-se] necessário o aumento da produção energética nesse país de dimensões continentais, o que justifica a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará.
O projeto de Belo Monte consiste em usinas “a fio de água”, a qual [o qual] explora somente a vazão natural do rio. Uma solução baseada no crescimento sustentável, que visa [visa a] diminuir os prejuízos causados ao ambiente natural que circunda a obra, porém com produção de energia em larga escala.
Apesar dos impactos ambientais - redução da flora e da fauna natural da região - Belo Monte será responsável por uma série de investimentos na região norte do Brasil, o que implicará na realocação da população ribeirinha do Xingu em locais próprios para moradia, além de projetos sociais que atendam aos mesmos [a eles].
A construção da central hidrelétrica contribui com a geração de empregos, colaborando assim com a redução da taxa de desemprego, além de propiciar uma melhoria nas condições de vida dos trabalhadores envolvidos na obra. O que comprova uma mudança no cenário dessa região, que outrora se encontrava carente de tais investimentos.
Enfim, a nova hidrelétrica contribuirá para o crescimento do Brasil tanto no cenário externo quanto interno, porém ao longo da sua construção, diversas discussões devem acontecer com o objetivo de diminuir os impactos ambientais causados pela mesma [por ela].
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Todavia, não houve extrapolação do óbvio para levar seu texto a extrapolar o senso comum. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua análise. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |