Um belo monte de problemas - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 08/12/2012

Status:

Corrigida
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Não têm sido incomuns na mídia movimentos de oposição ou defesa à Usina de Belo Monte, que está em construção na região do Vale do Rio Xingu desde 2011. Colidem violentamente, de um lado, a crença de que ela possa acelerar o crescimento econômico, e de outro, a crítica a seus impactos nos âmbitos social e ambiental.

Embora não haja dúvida quanto à necessidade de aumento significativo da produção energética no país, ratificada por dados oficiais, a obra tem gerado sérios problemas, a exemplo do crescimento desordenado da cidade de Altamira, devido ao fluxo de imigrantes em busca de trabalho, dentre os quais muitos não o conquistam por terem baixa especialização. Isso tem desencadeado no paupérrimo município, sem estrutura para abrigar tanta gente em condições adequadas, um aumento da exploração imobiliária e a formação de aglomerados subnormais.

Não menos relevante é o fato de que a convenção de hidrelétrica como fonte limpa de energia, levantada pelos defensores do projeto, não é totalmente verdadeira, uma vez que, neste caso, gerar-se-ão alagamento de vastos territórios, possível incentivo ao desmatamento de áreas virgens, dada a urbanização, e ainda alterações no regime de cheias. Essas últimas, por sua vez, levantam outra questão: a situação das populações indígenas ribeirinhas, que se podem ver inaptas a viverem dentro de seus padrões culturais, com cuja baixa preocupação demonstrada pelo governo constitui expressão do velho ideal de soberania branca, claramente ultrapassado e preconceituoso.

Assim, percebe-se que a construção de Belo Monte, da maneira apressada como está sendo realizada, sem maciços investimentos prévios na infra-estrutura [infraestrutura] local ou soluções eficientes para questões sócio-ambientais [socioambientais], subestima a importância do planejamento e da discussão popular. Conquanto, no atual estágio das obras, seja inviável interrompê-las, sua repercussão deve servir para que de uma vez por todas se barre a mentalidade segundo a qual a riqueza e o desenvolvimento devem ser gerados para somente depois pensarem-se fenômenos sócio-ambientais [nos fenômenos sociambientais], e para que se introduza desde já um modelo de crescimento planificado que concilie ambas as áreas.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem escrito e fez considerações válidas e pertinentes à problemática imposta pelo tema. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Extrapole o óbvio e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente às mudanças impostas pelo Novo Acordo Ortográfico.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente