A construção da usina hidrelétrica de belo monte [Belo Monte,] que desde 1975 vem sendo idealizada como uma forma se suprimir a energia brasileira, e que até 2015 deve estar funcionamento. No entanto, além dos seus benefícios vem gerando problemas a respeito de sua construção trazendo consigo vários fatores contrários.Segundo ambientalistas [,] a hidrelétrica pode causar vários problemas socioambientais e ambientais irreversíveis tanto para a fauna e a flora como a [para a] população ribeirinha e que vive [ribeirinha que vive] nas proximidades do rio Xingu.
Com uma potencia [potência] prevista para 11.123 MW [,] a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da hidrelétrica chinesa Três Gargantas (20.300 MW) e da brasileira e paraguaia de Itaipu (14.000 MW); e será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira. Além de contar com uma energia inteiramente limpa e de empregar milhares de brasileiros. Será que todos os brasileiros se satisfazem com a construção? Claro que não, principalmente a população indígena, que por meio da agricultura, pecuária e principalmente pela pesca conseguem viver.
As mobilizações populares e de ambientalistas, que há décadas realizam ações de resistência contra a usina, conseguiram repercussão internacional com a proximidade do leilão que viria a escolhe [escolher] a empresa responsável pela construção civil. Em 2010 [,] a associação não governamental Greenpeace, em protesto, despejou um caminhão de esterco bovino na entrada da Agencia Nacional de Energia Elétrica. Em abril de 2011, a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) pediu a suspensão da obra a fim de garantir os direitos dos índios, após várias comunidades tradicionais encaminharem denúncias à Organização dos Estados Americanos.
Pela observação dos aspectos analisados [,] percebe-se que a construção dessa hidrelétrica infere [interfere] tanto na vida ribeirinha e grande perigo de inundação dos igarapés, como no meio ambiente por meio de um grande desmatamento em massa da floresta, e somos levados a acreditar que a certo descaso do governo federal. Enfim [,] devemos esperar que algo seja feito para que por meio de acordos entre eles.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas e retratou o tema proposto. Todavia, houve problemas de construção frasal que comprometeram a construção de sentido do texto. O trecho destacado no início do texto e o do final representam estes trechos desarticulados entre si que não possibilitam a compreensão de sentido. Reformule, procurando ser claro e coeso.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |