O desenvolvimento do país inspira ainda a elaboração de diversos projetos, como é o caso das usinas de energia nuclear situadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e a usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará.
Pode parecer que estes projetos em nada podem prejudicar o país, de fato com relação ao seu desenvolvimento não existirão prejuízos, porém, é necessário avaliar também questões ambientais e sociais para a elaboração de novas construções. Será que tais obras gerarem [gerarão] avanços para toda a sociedade? Cabe ao governo e órgãos responsáveis mensurarem quais serão os abalos ao meio ambiente e também aos habitantes do local que irá sofrer modificações.
A elaboração de usinas geradoras de energia no país traria diversos benefícios ao país, que contaria agora com a maior produção da mesma [de eletricidade,] possibilitando a diminuição do custo gerado por ela. Mas, tendo como base o projeto da usina de Belo Monte, além dos efeitos desfavoráveis ao ambiente, existe ainda a grande questão que gera maiores polêmicas, o fato de tal usina diminuir a vazão do rio Xingu [,] afetando assim a vida de indígenas que moram nas proximidades, e isso acarretará diversas dificuldades a esse povo que antes conseguia ter uma vida tranqüila [tranquila,] dispondo de tais recursos.
É bem visível que a elaboração de projetos como estes no país teria certa positividade, porem [porém,] seria mais viável trabalhar em fontes de energia renováveis e nas que menos trariam abalos ao ambiente como a solar, eólica, biomassa [,] dentre outras diversas que em nosso país poderiam minimizar os efeitos gerados pelas fontes utilizadas. Investir em usinas hidrelétricas pode ser uma fonte limpa com relação à emissão de gases poluentes, porém, para tal construção grandes áreas são devastadas, destruindo a biodiversidade local.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que levasse a uma boa reflexão sobre a questão. Dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |