Usina de belo monte: opção, mas não obrigação!! - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 07/12/2012

Status:

Corrigida
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O desenvolvimento do país inspira ainda a elaboração de diversos projetos, como é o caso das usinas de energia nuclear situadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e a usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará.
   Pode parecer que estes projetos em nada podem prejudicar o país, de fato com relação ao seu desenvolvimento não existirão prejuízos, porém, é necessário avaliar também questões ambientais e sociais para a elaboração de novas construções. Será que tais obras gerarem [gerarão] avanços para toda a sociedade? Cabe ao governo e órgãos responsáveis mensurarem quais serão os abalos ao meio ambiente e também aos habitantes do local que irá sofrer modificações.
   A elaboração de usinas geradoras de energia no país traria diversos benefícios ao país, que contaria agora com a maior produção da mesma [de eletricidade,] possibilitando a diminuição do custo gerado por ela. Mas, tendo como base o projeto da usina de Belo Monte, além dos efeitos desfavoráveis ao ambiente, existe ainda a grande questão que gera maiores polêmicas, o fato de tal usina diminuir a vazão do rio Xingu [,] afetando assim a vida de indígenas que moram nas proximidades, e isso acarretará diversas dificuldades a esse povo que antes conseguia ter uma vida tranqüila [tranquila,] dispondo de tais recursos.
   É bem visível que a elaboração de projetos como estes no país teria certa positividade, porem [porém,] seria mais viável trabalhar em fontes de energia renováveis e nas que menos trariam abalos ao ambiente como a solar, eólica, biomassa [,] dentre outras diversas que em nosso país poderiam minimizar os efeitos gerados pelas fontes utilizadas. Investir em usinas hidrelétricas pode ser uma fonte limpa com relação à emissão de gases poluentes, porém, para tal construção grandes áreas são devastadas, destruindo a biodiversidade local.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que levasse a uma boa reflexão sobre a questão. Dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente