Brasil, um país rico em recursos naturais, com as mais belas florestas e espécies animais, procura alavancar seu desenvolvimento utilizando os meios oferecidos em seu território.
Na tentativa de desenvolver o território brasileiro, irá ser construída a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, a usina de Belo Monte no rio Xingu, a qual gerará muita eletricidade e ofertas de emprego, mais que ao mesmo tempo prejudicará o meio ambiente. A Amazônia, o coração do Brasil, será palco de desmatamento e destruição de animais, com a construção da usina [,] várias áreas serão alagadas, famílias ribeirinhas serão afetadas e com o tempo a população brasileira também sofrerá com essa decisão impensada.
O nosso país é capaz de alcançar o almejado desenvolvimento através de vários outros recursos, como a utilização dos ventos e do sol para gerar eletricidade. Assim, a construção da usina de Belo Monte pode ser considerada “energia limpa”? Sendo que na sua construção será necessário destruir várias áreas verdes e animais, já que o verdadeiro significado de energia limpa é aquela que não prejudica o meio em que abitamos [habitamos], e não o contrário.
Para a decisão tomada pelos nossos governantes de construir a usina de Belo Monte cabe a seguinte lei de Newton “toda ação corresponde a uma reação”, concluindo-se que a ação tomada irá reagir de forma prejudicial a [à] população atual e principalmente nas futuras gerações, acabando com o nosso meio ambiente, pois o verdadeiro desenvolvimento só ocorrerá quando estiver aliado à preservação do meio ambiente, contudo só quando a última árvore estiver cortada e o último animal estiver morto, é que iremos perceber que dinheiro não se come e tamanha importância da preservação ambiental, pois se queremos desenvolvimento que seja consciente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes. Todavia, sua argumentação não extrapolou o âmbito do senso comum nem o óbvio. Dessa forma, para validar sua tese e enriquecer seu projeto de texto, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |