Regresso Brasileiro - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 07/12/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Brasil, um país rico em recursos naturais, com as mais belas florestas e espécies animais, procura alavancar seu desenvolvimento utilizando os meios oferecidos em seu território.

       Na tentativa de desenvolver o território brasileiro, irá ser construída a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, a usina de Belo Monte no rio Xingu, a qual gerará muita eletricidade e ofertas de emprego, mais que ao mesmo tempo prejudicará o meio ambiente. A Amazônia, o coração do Brasil, será palco de desmatamento e destruição de animais, com a construção da usina [,] várias áreas serão alagadas, famílias ribeirinhas serão afetadas e com o tempo a população brasileira também sofrerá com essa decisão impensada.
      O nosso país é capaz de alcançar o almejado desenvolvimento através de vários outros recursos, como a utilização dos ventos e do sol para gerar eletricidade. Assim, a construção da usina de Belo Monte pode ser considerada “energia limpa”? Sendo que na sua construção será necessário destruir várias áreas verdes e animais, já que o verdadeiro significado de energia limpa é aquela que não prejudica o meio em que abitamos [habitamos], e não o contrário.
      Para a decisão tomada pelos nossos governantes de construir a usina de Belo Monte cabe a seguinte lei de Newton “toda ação corresponde a uma reação”, concluindo-se que a ação tomada irá reagir de forma prejudicial a [à] população atual e principalmente nas futuras gerações, acabando com o nosso meio ambiente, pois o verdadeiro desenvolvimento só ocorrerá quando estiver aliado à preservação do meio ambiente, contudo só quando a última árvore estiver cortada e o último animal estiver morto, é que iremos perceber que dinheiro não se come e tamanha importância da preservação ambiental, pois se queremos desenvolvimento que seja consciente.

 

Comentários do corretor


 Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes. Todavia, sua argumentação não extrapolou o âmbito do senso comum nem o óbvio. Dessa forma, para validar sua tese e enriquecer seu projeto de texto, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente