Dois lados. - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 07/12/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil tem sido um dos locais mais escolhidos pelos turistas de todo o mundo, por [mundo por] causa dos presentes que a natureza tem concedido, é imenso o tamanho da lista de pontos turísticos do Brasil, mediante a beleza do nosso país, e são inúmeros os benefícios que temos, por sermos cidadãos de um país com uma grande diversidade ambiental. È claro que em algumas cidades, metrópoles, nós já sentimos os efeitos das nossas atitudes.
Mesmo a fauna brasileira tendo sofrido tantas agressões, ela ainda tem muito a oferecer, é obvio que se nós não cuidarmos, zelarmos [,] tudo isso um dia irá acabar.
Basta pensar com um pouco mais de censo [senso], que iremos observar que existe um país dividido em duas partes, os que são a favor do desenvolvimento do Brasil, e outros que são a favor da salvação da natureza. Porém [,] as duas partes, as duas revoluções, são muito intensas, pensão [pensam] somente em um dos lados, é por isso mesmo, que [mesmo que] as idéias [ideias] pautadas na conferência Rio+20 não saiu [saíram] do papel, e não sairá [sairão] até que as pessoas deixem de ser egoístas.
Devemos pensar em uma forma de equilibrar as coisas, não precisa de tanta profundidade em uma só parte. Já que os nossos governantes decidiram que é sim importante a criação da usina de Belo Monte, então eles mesmos devem se juntar, e estudar uma forma de compensar a natureza pelos maus feitos, eles não tentam compensar os negros, pelo sofrimento e pelas conseqüências [consequências] do triste passado, através de cotas! E também os índios pelas terras que lhe são tiradas! não [Não] são compensados através de cotas e vários benefícios! È certo. Não podemos, pegar, [Não podemos pegar,] tirar ou comprar nada de ninguém sem algo em troca, com a natureza, é a mesma coisa, tomara que as pessoas responsáveis  tratem de catalogar cada espécie de animal e planta aquática e terrestre, repetiu [réptil], mamífero, peixe ou ave e transferi-los para locais apropriados. Já vemos que não irão desistir mesmo da construção, então, que nós pelo menos estejamos cientes das conseqüências [consequências] do ato e de que podemos fazer algo para compensar!

Comentários do corretor


Seu projeto de texto não forma um todo coeso, uma vez que você não conseguiu estabelecer uma linha de raciocínio que levasse a um posicionamento claro acerca da questão e levasse a uma análise pertinente. Suas afirmações não possuem relação entre si, além de não serem bem fundamentas e embasadas. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 2.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente