Construindo ou destruindo? - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 07/12/2012

Status:

Corrigida
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A energia elétrica tornou-se essencial para o funcionamento do mundo, tudo acaba dependendo direta ou indiretamente dela. Sendo assim, não é curioso o fato de que o planeta inteiro esteja investindo em pesquisas nessa área e tentando ampliar suas fontes de energia. Recentemente no Brasil, por exemplo, iniciou-se a construção da terceira maior usina hidrelétrica do mundo, a usina de Belo Monte, que por sua vez gerou inúmeras manifestações e divergências de opiniões.

Essas manifestações aconteceram por causa dos impactos ambientais que a usina trará. Lembre-se que [trará, uma vez que] será alagada uma vasta área territorial, serão desmatados cerca de 100 milhões de m³ de florestas, pra [para] não dizer mais. Sem falar é claro na população indígena que será afetada e na população ribeirinha da região que deverá, em tese, ser realocada.

Mas [,] deve-se considerar também que o Brasil, como já se está cansado de saber, é um país em pleno desenvolvimento. Pesquisas apontam que a média do ritmo de crescimento prevista para os próximos 20 anos é de 2,2 % ao ano e como crescimento é sinônimo de maior capacidade energética, o Brasil terá que aumentar consideravelmente sua matriz energética. E é exatamente aí que surge Belo Monte, uma usina hidrelétrica que certamente contribuirá para esse aumento.

Fala-se muito que ao invés de construir essas usinas, o Brasil deveria investir em fontes alternativas, como a solar e a eólica. Mas a realidade é bem diferente, e isso chega a ser utópico. O Brasil pode até avançar na produção com energias alternativas, mas isso só poderá acontecer no futuro, pois agora elas são relativamente caras e pouco eficientes. O país precisa urgentemente de um demasiado crescimento no seu potencial energético, e isso a um curto prazo de tempo, assim [,] a solução mais econômica e viável no momento é a hidroeletricidade.

Sendo assim, a construção de Belo Monte é mais que uma necessidade, é quase uma obrigação. A atenção deve estar voltada para os indígenas e as famílias ribeirinhas que serão realocadas, é necessário que o governo cumpra sua função e dê toda a assistência a essas pessoas, colocando-as num espaço adequado e oferecendo todos os serviços primordiais para se reestabelecerem.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes em torno da questão. Todavia, não houve extrapolação do óbvio que levasse seu texto à excelência total. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente