Preço pelo progresso - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 06/12/2012

Status:

Corrigida
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Evidencia-se no cenário atual, a [atual a] notória demanda por energia elétrica no Brasil, que está em ampla expansão industrial e populacional. A preocupação com a questão de sanar este déficit, vem [déficit vem] sendo debatida desde a década de 80,  com a criação da Usina de Belo Monte [ com a criação do projeto da Usina de Belo Monte]. Porém, o projeto foi criticado pelo seu grande impacto ambiental, mas até que ponto pode-se influenciar no progresso econômico?
Considerada a terceira maior Usina em produção de energia do mundo, Belo Monte, localizada no Xingu, irá propiciar o desenvolvimento dessa região carente de investimentos, uma vez que proporcionará milhares de empregos, diretos ou indiretos. A exemplo da cidades nos arredores da Usina de Itaipu, estima-se um crescimento demasiado na economia local.
Com efeito, as consequências ambientais vêm a ser o entrave do projeto, como o fato de a Usina produzir em apenas certos períodos do ano e a área que será alagada. Em contrapartida, modificações foram feitas para que a área alagada fosse menor, e o fato da produção ser sazonal é devido ao regime de chuvas do local.
Estudos apontam que o cosumo [consumo] de energia cresce analogamente ao PIB da nação. Elucida a afirmação, o fato [afirmação o fato] de que em 2010 o crescimento do Produto Interno Bruto no país foi de 7.5, contra 7.8% no consumo de energia.
Dessa forma, compreende-se que  os prejuízos causados são necessários, uma vez que os benefícios trazidos são de grande valia para o crescimento da nação.Vale ressaltar ainda que todo progresso exige um preço.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em prol do seu posicionamento em torno da questão. Todavia, sua argumentação não extrapolou o âmbito do senso comum. Para validar sua tese e enriquecer seu projeto de texto, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente às regras de uso da vírgula, não se separa sujeito de verbo.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente