A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte traz consigo muitos pontos positivos a serem levados em conta, um deles seria o maior desenvolvimento econômico do País [país], que dessa forma teria maior independência em relação aos países desenvolvidos. Mas [,] em contrapartida [,] há também uma série de impactos ambientais, sociais e culturais que seriam [serão] provocados por este feito.
Os níveis de desenvolvimento que o Brasil alcança a cada ano necessitam [necessitam de] fontes energéticas capazes de suprir toda a demanda estabelecida pelo País que consequentemente só aumenta; uma hidrelétrica seria certamente uma boa saída para esse problema, por ser limpa e renovável, todavia é necessário um planejamento sustentável que traga estabilidade a todas as áreas afetadas. Além disso, a usina não poderia funcionar em certo período do ano, por motivos climáticos, não tendo assim total lucratibilidade [lucratividade] no que se diz respeito aos gastos e impactos que a obra traria.
Há de se pensar também numa forma eficiente de amenizar os problemas existentes na região, visto que com a construção muitos ribeirinhos precisariam deslocar-se, e assim perder seus meios de subsistência, sem contar que diversas espécies únicas da fauna e flora amazônica teriam sua existência ameaçada.
Vale também ressaltar que algumas reservas indígenas seriam prejudicadas, uma delas é o parque nacional do Xingu, que dessa forma perderia muitas tradições históricas que até então eram conservadas. Muitas pessoas já se manifestaram a favor dos indígenas de Belo Monte, uma delas foi a estudante ganhadora do prêmio jovem cientista 2012, que ao receber a premiação da presidente Dilma Rousseff veio com as palavras “Xingu vive” escritas no braço, e embora não tendo seu ponto de vista levado em consideração, depois disse em entrevista não se arrepender [,] pois precisava expor sua opinião em relação ao fato.
Na busca por energia elétrica limpa e renovável capaz de abastecer o crescimento do País, são necessários longos planejamentos, para que haja equilíbrio no âmbito da problemática sócio-ambiental [socioambiental] que gira em torno de grandes construções como a de Belo Monte e dessa forma estender o desenvolvimento da nação de forma segura e consciente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações pertinentes. No entanto, não defendeu uma posição definida acerca da questão, afinal, você é a favor ou contra a problemática? Além disso, sua argumentação não extrapolou o senso comum, dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e continue escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |