A construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu - no estado do Pará, representa uma ofensa às comunidades indígenas, que lá habitam, e um descaso com o meio ambiente.
A construção da hidrelétrica as populações indígenas, uma vez que essas populações não foram previamente consultadas sobre a construção da usina e seu posterior deslocamento - já que a região onde, atualmente, residem será alagada para a instalação da usina. Isso não deveria acontecer, pois o Brasil é signatário de diversos acordos internacionais [,] entrre [entre] eles, a Conversão 69 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), prevê [que prevê]que o governo precisa consultar as comunidades indígenas antes de qualquer obra ou política que interfira no seu modo de vida.
Além de ofender os indígenas, a implementação da usina coloca em risco a biodiversidade da floresta amazônica. Tendo em vista que o projeto prevê a inundação de 500 quilômetros quadrados, sendo assim um atentado à flora e à fauna.A usina mudará também o fluxo do Rio Xingu, alterando assim a velocidade das águas e como consequência disso a navegação e estabelecendo dessa forma limites no deslocamento das comunidades indígenas e ribeirinhas que têm como seu principal meio de transporte a canoa.
Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que a implantação da hidrelétrica de Belo Monte é um desrespeito as [às] populações indígenas, devido a não ocorrência da consulta prévia, além de representar um descuido com o meio ambiente, indo assim de encontro com o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o melhor a ser feito é investir em fontes de energia menos impactantes, como a eólica e a solar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno da problemática imposta. Todavia, não houve extrapolação do óbvio nem do que já havia sido exposto pela coletânea para levar seu texto à excelência total. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e continue escrevendo! O trecho destacado no segundo parágrafo está mal formulado.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |