Belo Monte: energia para o país crescer - Banco de redações


Impasse de Belo Monte

Enviada em: 06/12/2012

Status:

Corrigida
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Impasses sobre desenvolvimento versus impacto ambiental são muito frequentes. Com a usina de Belo Monte não é diferente: causando protestos desde a criação de seu projeto (1975), a usina parece esbarrar cada vez mais em empecilhos à sua construção. São problemas de cunho ambiental, social e de infraestrutura.
De fato, Belo Monte irá causar todos os problemas que os especialistas apontam. É preciso, porém, analisar criteriosamente se o país necessita ou não de mais energia e se tem condições de recorrer a outras fontes alternativas – solar eólica e nuclear [solar, eólica ou nuclear].
Quanto à questão do desmatamento, infelismente [infelizmente] não há solução: ou destrói-se a área, ou o país deixa de crescer ou o governo investe dinheiro em energia cara, que não será suficiente e que mais futuramente irá requerer a construção de outra usina.
Itaipu é um bom exemplo de que as consequências da construção de hidrelétricas não são tão desastrosas como pintam os ambientalistas. Além de ter alagado as Sete Quedas – beleza natural e atrativo turístico da região -, a obra também interferiu na fauna, flora e vida da população que ali residia. Tudo isso, aos poucos, foi se estabilizando com a ajuda de controle ambiental.
No atual andamento em que a obra está [,] o governo não irá desistir de concluí-la – se o fizesse também seria desperdício de recursos que são tão necessários em outras áreas. Resta, portanto, a tarefa de planejar e tentar amenizar os impactos que a obra irá causar.

Comentários do corretor


 Seu projeto de texto atendeu ao tema e apresentou uma posição definida acerca da problemática imposta. Todavia, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção para validar sua tese. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, extrapole a abordagem superficial e mobilize fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas, enfim, para enriquecer sua produção. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente