O desafio da educação e o limite para castigos físicos - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Com o projeto lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes criou-se uma polêmica entre pais e os autores do projeto em torno de qual é a maneira mais eficiente para educar os filhos.

De acordo com os defensores do projeto, o melhor caminho para se educar uma criança é o diálogo. Mas, é importante ressaltar que existe uma grande diferença entre espancá-la e dar um tapinha na hora certa.

Apesar de existirem casos de pais que ultrapassaram os limites e acabaram [acabam] por infligir danos físicos e psicológicos à [a] seus filhos, muitas vezes, é necessário uma correção mais rígida para evitar atitudes indesejadas, por parte das crianças, que poderão ser mais prejudiciais do que um castigo imposto por seus pais, principalmente em uma sociedade onde [ em que] é crescente o número de menores envolvidos em atos ilícitos.

Portanto, cabe ao Estado definir em quais casos o castigo físico é aceitável e em quais ele ultrapassa os limites da garantia do bem estar físico e mental do indivíduo, para evitar que sejam violados os direitos das crianças e dos adolescentes e, simultaneamente, não permitir que seja usurpada grande parte da autoridade dos pais para com seus filhos.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro e bem organizado que retratou sua posição sobre o tema. No entanto, sua argumentação não estabeleceu grandes análises e reflexões. Dessa forma, melhor trabalhe com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparação, contraposições, exemplos, fatos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente