A interferência estatal na educação dos filhos - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Aos pais sempre coube a educação moral e ética dos filhos, mesmo que atualmente tente-se transferir esse papel à escola. Quem, em sua tenra idade, não recebeu dos pais o bom e velho puxão de orelhas ou mesmo umas palmadas. Acontece que o estado [Estado] por meio de uma lei definida como a “A Lei da Palmada” quer impedir estes métodos corretivos e coibir estas práticas tidas como desnecessárias e estimuladoras da violência. Os mais conservadores questionam a interferência do estado, [sem vírgula] por meio da lei, [sem vírgula] nos métodos aplicados pelos pais na educação de seus filhos [vírgula]  temendo a perda da autoridade sobre eles.

A lei apresentada mostra-se desnecessária, visto que, [sem vírgula] já há dispositivos legais que defendam às [as] crianças dos abusos a [à] integridade física, como o crime de lesão corporal previsto no Código Penal Brasileiro ou o artigo quinto do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que nenhuma criança será objeto de qualquer forma de violência.

Como já existem os dispositivos, resta comprovado que não é mais um instrumento legal que garantirá à criança a inviolabilidade física. Ainda, há outros meios de violência contra a criança que precisam ser evitados, quais sejam, a violência psicológica e sexual da qual são vítimas constantes.

Sendo assim, não é criando leis que o estado garantirá proteção às crianças, mas atuando diretamente nas causas e não nos efeitos. As causas das diversas formas de violência contra a criança estão na desestruturação das famílias, deficiência na educação, falta de acompanhamento psicológico nas escolas, nas deficiências sócio-econômicas e sócio-culturais. Os efeitos tudo isso são espancamentos, abandono, violências sexuais como prostituição e pedofilia e violência psicológica.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou a problemática do tema e apresentou seu posicionamento. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção, comprovar sua tese e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente