A Necessidade Do Diálogo - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Comparando a sociedade antepassada com a contemporânea, percebe-se que houve transições no modo como os pais educavam seus filhos. Dentre ambas épocas, é claro o fato de que as famosas palmadas eram utilizadas em maior escala nas gerações passadas, devido aos modos rigorosos que tinham.

O ato de bater faz com que o filho, ainda imaturo da vida externa, ache a ação correta, (apesar de dolorosa), colocando-se assim no direito de também praticar a ação em um sentido talvez até mais amplo.

Estudos afirmam que "filhos de peixe, peixinho é". Trazendo esse provérbio para a linguagem científica, retrata que os filhos serão o que os pais foram um dia. Isso se dá devido as [às] influências que os mesmos absorvem de seus "educadores". A prática de bater é repassada pelo costume familiar, de geração em geração. Sendo assim, a ação de bater nos colegas, professores e vizinhos tornará comum e não errônea para a criança, uma vez que estão apenas copiando o que aprenderam em casa.

O bom diálogo tornou-se o apogeu de uma relação entre pais e filhos, pois é uma prática natural e necessária. Substituir a fala pela palmada gera consequências incalculáveis. A comunicação entre família estará ativa e a criança entendendo o que fez de errado, diferentemente de uma palmada, que só deixaria sequelas internas e externas, inibindo a integração desse ser com a família e a sociedade.

Comentários do corretor


Você apresentou um projeto de texto claro que retratou o tema e soube mobilizar ideias em prol do seu ponte de vista. No entanto, faltou um bom trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, exemplificações, contraposições , fatos, retrospectivas históricas etc.) para validar seu posicionamento e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente