Lei da Palmada - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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A palmada é utilizada, desde muito tempo, como forma de correção, dada pelos pais ao filho. O problema é quando ela se torna agressão física. Por isso, o Estado criou uma a [a] Lei da Palmada para 'proteger a criança e o adolescente', mas essa lei tem gerado muita polêmica.

Antigamente, os pais usavam da força física para punir seus filhos, e essa rigidez fazia com que eles os respeitassem. Até na escola, o professor tinha liberdade para educar o aluno com a palmada. Mas com o tempo, o mundo mudou e e essa mudança afetou o modo dos pais educarem seus filhos. Diferente da época dos nossos pais e avós, crianças e jovens sabem os seus direitos, e podem até mesmo levar uma falsa acusação para prejudicar aos pais.

Essa lei tem gerado muita polêmica porque de um lado estão os pais que usam a palmada de forma consciente para educar e impor limites ao filho. E do outro, os que agridem sem escrúpulos, este sim merece ser julgado e punido pela lei.

A comunicação pai-filho é algo muito privado e específico, cada família tem seu modo de educar. O Estado não precisa fazer leis que punam os pais porque deram uma palmada para mostrar os limites ao filho, mas sim, leis de punição aos que agridem inescrupulosamente e educam o filho de forma errada.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro e bem organizado que retratou o tema e validou sua posição. No entanto, procure melhor trabalhar com os recursos argumentativos ( citação, ironia, contraposições, comparações, fatos, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer sua produção e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.

Continue lendo e produzindo!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente