Recentemente o Congresso Nacional vem debatendo sobre a questão da disciplina dos pais , criando a Lei da Palmada que proíbe o uso de violência física na correção dos filhos . Apesar da boa intenção dos congressistas , muitos brasileiros se opõem à essa lei , pois acreditam que não é papel do Estado regular a educação que os filhos recebem de seus pais e também por delimitar a autoridade da família .
Afinal , será que é possível educar os filhos sem “palmadas” ? A maioria dos responsáveis optam por castigos ao invés de palmadas , por terem vivenciado o conflito de gerações , deixando a visão dos absolutos para aderir os conceitos relativistas .Nesse sentido [vírgula] houve , certamente , excessos de permissividade para compensar a ausência dos pais em função da inserção no mercado de trabalho . Muitos acreditam que esse modelo não desenvolve nas crianças a concepção do que é certo ou errado ,pelo contrário , cria apenas uma relação de interesse . Segundo Bruno Bettelheim , um grande especialista em problemas infantis , na educação dos filhos é imprescindível a palmada .Para ele esse tipo de correção estabelece, de forma inequívoca, a relação de autoridade dos pais verso o respeito dos filhos , além de deixar uma marca indelével na mente da criança quanto ao motivo da punição . Este especialista acredita que este tipo de correção seguido de diálogo gera uma educação mais eficaz . Neste sentido , a Bíblia também ensina que os pais devem corrigir seus filhos com vara , porém ressalta que os pais não devem provocar a ira de seus filhos . Segundo Jesus [vírgula] o melhor ensinamento se processa através do bom exemplo .
Logo, a palmada com intenção de imprimir um bom caráter e ensinar valores morais aos filhos , de forma amorosa e responsável , jamais redundará em violência física mas no estabelecimento de limites . Esses limites ainda segundo Bettelheim , é o que transmite a sensação de segurança nas crianças, sem a qual os mesmos sentem-se totalmente inseguros , sem limites e infelizes .
Comentários do corretor
Você soube mobilizar argumentos para validar sua posição acerca da problemática do tema. Além de ter desenvolvido um projeto de texto claro e bem organizado. No entanto, para chegar à excelência total é necessário realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, contraposições, comparações, exemplos, fatos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e melhor explorar as variadas possibilidades de ideia que o tema favorece.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9 |
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