Intromissão exagerada - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Educar não é fácil. Não é simples e não tem manual. Para cada família, há uma forma diferente. O dia a dia requer muita paciência dos pais. Só que muitas vezes, eles perdem a paciência e acabam recorrendo às palmadas. Ou melhor, recorriam.

A aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, [sem vírgula] é hiperbólica. Confundir palmada com "porrada" é ignorar a realidade. O povo brasileiro tem consciência. Sabe distinguir uma punição educativa de um ato violento.

A Lei da palmada, [sem vírgula] proíbe os pais de encostarem sequer, [sem vírgula] um dedo em seus filhos, porém, eles estão liberados para insultá-los verbalmente. Qualquer psicanalista sabe que os grandes traumas de infância, em sua maioria, não se devem a castigos físicos, mas sim a problemas psicológicos decorrentes de ofensas, apelidos e demais agressões de outra natureza. A violência física reprimida pela lei - no caso de ser obedecida - talvez crie o "bullying caseiro", substituindo a violência física doméstica.

Nosso sistema legal possui mecanismos suficientes para punir pais que exageram, e esse tipo de conduta definitivamente não pode ser permitida. Mas até que ponto o Estado pode se enfiar na vida dos indivíduos?

Contudo, notamos que essa Lei teria mais validade, se ao invés de se chamar "Lei da Palmada", fosse nomeada de "Lei da violência" ou "Lei do espancamento". O Estado está fazendo seu papel, porém, não da forma mais correta. Esse projeto precisaria ser revisto.

Comentários do corretor


Você soube mobilizar ideias que corroboraram com o seu posicionamento acerca do tema. Mas para chegar à excelência é necessário realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos a ponto de superar o esperado quanto à abordagem do tema e ir além do senso comum. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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