Legalidade ilimitada do Estado para com a educação dada pelos pais aos filhos - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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O ato de educar é dever do Estado e da família como remete a Constituição Federal em seu artigo 205. Isto se deve ao objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, o exercício de sua cidadania e o preparo para o trabalho.

Redigir e homologar uma lei que proibe [proíbe] os pais de praticar qualquer castigo corporal em seu filho deve ser bem visto pela sociedade. Primeiro, porque dialogar é a melhor forma de se educar, as crianças/ adolescentes reproduzem o que vivenciam, portanto [vírgula]se vivenciam o diálogo, dialogarão, argumentarão e compreenderá [compreenderão] de maneira pacífica o que é certo e errado, o que pode e não pode fazer, mas quando não, quando sofre castigos corporais estão sendo vítimas de violência e mais tarde farão mais vítimas quando as agredirem fisicamente, do mesmo modo como aprenderam em seu lares, visto que violência gera violência, tão quanto o diálogo gera diálogo.

Segundo, porque o Estado assim como a família são responsáveis pela formação das crianças, como descrito na redação da Constituição Federal e sabe tanto quanto ela a [] necessidade de se implantar uma cultura de paz nos lares, portanto está ciente que a lei que proíbe o uso de castigos corporais nas crianças e adolescentes interferirá apenas de maneira positiva na educação dos mesmos.

A intervenção do estado na criação dada pelos pais possue [possui] legalidade sem limites desde que não transgrida aos princípios de dignidade da pessoa humana, seus valores culturais, sociais; não vise práticas alicerçadas sob o preconceito de gênero, raça ou classe social e tampouco conceda a formação de jovens infratores, cujo caráter permeia pelo desrespeito ao cidadão.

Em suma, como é dever do Estado— assim como o da família— cooperar para com a educação de crianças e adolescentes, sabemos que este terá sempre o aval de intervir na educação dada pelos pais, pois assim como eles visa garantir o pleno desenvolvimento do cidadão e consequentemente possibilitar a existência de uma sociedade mais justa e igualitária.

Priscila Vidal.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, melhor trabalhe com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, retrospectivas históricas, fatos etc.) que enriqueçam sua produção, comprovem seu posicionamento e melhor explorem as possibilidades de ideias que o tema favorece. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente