A Lei da Palmada demonstra um incentivo à marginalização - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Será que a interferência dos órgãos partidários contribuirá para que crianças não sejam mais espancadas? Não há dúvidas de que educar é uma tarefa acompanhada de paciência, disposição e certa exigência, uma vez que o amor e a preocupação dos educadores para com os educandos é imprescindível.

Na sociedade atual há uma total disparidade em relação aos reflexos da educação dada pelos pais, uns são muito liberais, já alguns muito severos. Muitos jovens e crianças acham que o mundo pertence a si próprios, já que todos os seus desejos devem ser realizados, assim quando são contrariados dão birra, fazem de tudo para chamar atenção de forma negativa até que sejam atendidos. Há também aqueles nervosos e violentos. Neste contraste há o erro na educação dada pelos pais nos dois casos, ou por deixarem seus filhos fazerem o que quiserem sem se posicionarem diante de travessuras efetuadas pelos mesmos ou outros que os espancam por qualquer motivo, de certo que os fazem revoltar-se, dessa maneira demonstram a falta de carinho que presenciam no lar.

Com o projeto de lei conhecida como "Lei da Palmada", o governo interfere significamente nesta situação, ainda não comprovada sua eficiência, pois no momento é apenas uma ideia em discussão. Esta norma considera tanto um espancamento quanto um puxão de orelha ou uma sacudidela como lesão corporal, dado que os culpados por tais violações serão punidos.
Psicólogos afirmam muitas vezes que o diálogo é o melhor caminho para se educar um filho. Porém, em casos extremos de desobediência, muitos partem para a agressão compulsiva devido à raiva. Os pais como adultos portados de maturidade devem controlar a ira e somente dar uma palmada sem partir para o espancamento.

Uma forma de punir sem bater é o castigo, jovens e crianças que cometem erros e ficam sem objetos ou atividades que gostam por determinado período, tentam diminuir ao máximo suas falhas porque sabem que ao se comportarem mal terão algo prazeroso ausente por certo período. A atitude de não controlar ações imaturas por parte dos pequeninos revela uma oportunidade indispensável de manipular os próprios pais, cujas vontades deverão ser realizadas ao ponto de se comportarem abusivamente diante das frustrações.

Como a função do estado [Estado]  é promover a paz na sociedade, este deve elaborar leis que protegem menores de 18 anos de certa forma que não contribua para a formação de futuros marginais; afinal, uma palmadinha moderada não tornará quem a recebeu,  [sem vírgula]um adulto agressivo, pelo contrário, fará a criança entender o significado denotativo da palavra "não".

Comentários do corretor


Você soube apresentar um projeto de texto claro que abordou a problemática do tema e soube defender seu posicionamento.  No entanto, para chegar à excelência total procure melhor explorar os recursos argumentativos ( citação, ironia, contraposições, comparações, fatos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer sua produção e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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