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Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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Causando grande polêmica, foi aprovada a lei da palmada pela câmara dos deputados do Brasil. Essa proíbe a correção dos atos das crianças e adolescentes através de castigos corporais, tirando assim a autoridade dos pais ou responsáveis.

Tal polêmica reside no fato de não ser possível quantificar quando a correção passa para a agressão física. Sendo o Brasil um país Laico, porém com grande maioria católica, a lei entra em contradição com o evangelho, pois o castigo é usado como forma de direcionar o filho no caminho correto.

Diferentemente de Maquiavel, filósofo absolutista, que em seu livro (o príncipe) [ " O Príncipe" ] orienta o governante a utilizar à [a] violência para conter os povos ou até mesmo quanto [quando] o pai embriagado machuca seu filho . A correção consciente em forma de ´´ palmada ´´ diferencia-se da violência, pois aquela tem como resultado o direcionamento correto e duradouro nas bases e princípios da sociedade a qual esta [está] inserida.

Algumas tribos da Amazônia utilizam castigos corporais com intuito de transformar a criança em homem  [vírgula] outras só permitem a volta do seu pequeno ente, após esse retomar com uma caça, podendo passar dias e noites sozinho na mata. Tanto um quanto outro possibilitam o crescimento pessoal e espiritual do participante.

Já para a violência contra a criança existem leis como a do estatuto da criança e do adolescente, que coíbem de forma severa pais que se deixam vencerem pela cólera do momento.

A lei da palmada veio para quebrar o vínculo do pai para com a criança, pois esta sem respeito pela autoridade do pai irá perder-se num mundo de consumismo, princípios fúteis e passageiros, que conduzirão a vida da criança à deriva na nau do capitalismo.

Comentários do corretor


Você soube mobilizar seu conhecimento para retratar seu posicionamento acerca do tema. Muito bom! No entanto, para chegar à excelência total é necessário extrapolar o recorte temático e realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, retrospectivas históricas etc.) Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente